Na manhã desta quinta-feira (25), tropas da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, integradas à Operação Ágata Pantanal III, prestaram apoio à Receita Federal do Brasil (RFB) em revista a um ônibus no Posto Esdras. A abordagem resultou na apreensão de tabletes de substância análoga à pasta base de cocaína e na detenção de três pessoas.
A revista teve início após o veículo, um ônibus SCANIA K340 ser submetido ao scanner e à inspeção de cães farejadores da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que indicaram a poltrona 37 e a retaguarda do bebedouro como pontos suspeitos. Em razão das evidências, um agente da Receita Federal do Brasil (RFB) solicitou o apoio do Exército para abrir a poltrona e quebrar a lateral do bebedouro, onde foram encontrados cinco tabletes totalizando 5,250 kg (cinco quilos e duzentos e cinquenta gramas) de substância análoga à pasta base de cocaína.
Além desses, foi localizado, em um fundo falso de uma mala sem identificação, mais um tablete com 3,250 kg (três quilos e duzentos e cinquenta gramas) de substância análoga a pasta base de cocaína.
Pessoas conduzidas à Delegacia
Três indivíduos foram levados à Delegacia da Polícia Federal: dois motoristas brasileiros, detidos em razão da mala e dos tabletes, e um passageiro boliviano, por falta de documentação. A RFB conduz oficialmente as apreensões.
Na operação conjunta atuaram 27 militares do Exército, 5 policiais rodoviários federais, 2 policiais militares do Mato Grosso do Sul (PMMS) e 4 servidores da Receita Federal.
A Operação Ágata Pantanal III visa a intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira oeste, com o objetivo de coibir a prática de crimes transfronteiriços e fortalecer a segurança na região, atuando de forma integrada com os Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização.

