Os constantes problemas de falta de iluminação nas praças públicas e em estabelecimentos de ensino da Reme, levaram o presidente da Câmara Municipal de Corumbá, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, Bira, a sugerir ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, a implantação de painéis de energia fotovoltaica nestes locais.
Disse que, ultimamente, a ausência de iluminação nas praças públicas existentes na cidade, devido a roubos de fiação, causando sensíveis problemas principalmente à população. Por isso mesmo ele sugeriu a implantação de placas voltaicas nestes espaços bem como nos postes de iluminação pública e nas escolas municipais, para maior segurança da população de um modo geral.
Lembrou que o uso de energia fotovoltaica representa uma solução moderna, limpa e econômica para o abastecimento energético de equipamentos públicos. Diversos municípios em todo o país já adotaram essa tecnologia com excelentes resultados, obtendo redução significativa nos gastos com energia elétrica e contribuindo para a preservação ambiental por meio do uso de uma fonte renovável.
Além disso, a instalação de painéis solares nos postes de iluminação e em unidades escolares pode reduzir a dependência de cabos de energia, tornando-se uma alternativa eficaz para combater os frequentes furtos de fiação elétrica que vêm ocorrendo em vários pontos do município de Corumbá, gerando prejuízos e transtornos à população.
“A nossa sugestão visa promover sustentabilidade, economia e segurança, alinhando o município às boas práticas de gestão pública e inovação energética”, acrescentou.
TRÂNSITO
Por outro lado, Bira solicitou à diretora da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), Mariana Ricco Ortiz, a implementação de sinalização horizontal e vertical nos redutores de velocidade localizados na Rua Pastor Carlos Padilha de Siqueira, no Bairro Ernesto Sassida, para garantir maior segurança no tráfego de veículos e pedestres da referida via.
Explicou que os redutores de velocidade existentes precisam de pintura de sinalização horizontal, bem como da colocação de placas indicativas que alertem os condutores sobre a presença dos dispositivos, prevenindo acidentes e promovendo melhor visibilidade, especialmente no período noturno.
Disse que a medida atende reivindicações de moradores e usuários da via, que relatam frequentes situações de risco devido à falta de sinalização adequada, e que a intervenção é de suma importância para propiciar segurança e fluidez do trânsito no local.

 
                        