O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com processo seletivo aberto para o curso gratuito e presencial de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Agentes de Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

A formação é destinada a quem mora em Bela Vista, Corumbá, Fátima do Sul e Ivinhema. São ofertadas 40 vagas no total, sendo 10 para cada município.

Os cursistas receberão uma bolsa de extensão no valor de R$ 750 por mês durante o período de realização da formação, que será de 12 meses.

Com aulas teóricas e atividades de campo, o curso visa formar agentes para realizar ações práticas e visitas domiciliares, mapear as condições de vida, identificar violações de direitos e encaminhar aos serviços públicos locais, caso necessário.

O edital do processo seletivo está disponível na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições – São gratuitas e pode ser feitas a partir desta terça-feira, 18, na Página do Candidato da Central de Seleção. O prazo segurá até 25 de novembro.

Os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos e o ensino médio completo, além de morar no município onde a vaga é ofertada e ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades do curso.

No ato da inscrição, o candidato deve enviar, em arquivo único e digitalizado, a seguintes documentação:

  • documento de identificação com foto (frente e verso);
  • CPF (caso não conste no documento de identificação);
  • comprovante de ensino médio completo;
  • tabela de pontuação curricular preenchida e assinada (anexo I do edital);
  • documentos de comprovação curricular;
  • declaração de disponibilidade para participar do curso (anexo II); e
  • termo de compromisso de não utilização do projeto com fins eleitoreiros (anexo III).

Cronograma – Os resultados preliminar e final estão previstos para os dias 1º e 3 de dezembro, respectivamente.

Os candidatos classificados deverão fazer a matrícula no período de 4 a 9 de dezembro, e o início das aulas está previsto para o mesmo mês.

Dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas para a Pró-Reitoria de Extensão do IFMS, pelo e-mail proex@ifms.edu.br.

Envelhecer nos Territórios – O curso ofertado pelo IFMS faz parte do Programa Envelhecer nos Territórios, promovido pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, ligada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A iniciativa do IFMS é uma das que visam fortalecer os cuidados e a defesa dos direitos da população idosa em Mato Grosso do Sul, e que são financiadas por emendas parlamentares do deputado federal Geraldo Resende que somam R$ 900 mil.

Outra ação prevista é a oferta do curso gratuito e presencial de Cuidador de Idosos nos municípios de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. A previsão é que o Instituto Federal abra o total de 120 vagas, sendo 40 para cada município.

Por Assessoria de Comunicação