O Dia da Consciência Negra foi celebrado na noite de ontem, terça-feira, 18, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Corumbá, com homenagens a personalidades que lutam em defesa ou promoção da igualdade racial na região pantaneira.

O ato foi uma iniciativa do vereador Hesley Santana e recebeu apoio total dos demais vereadores corumbaenses. Foi realizado no final da sessão ordinária e comandada pelo presidente do Legislativo, Ubiratan Canhete de Campos Filho, e contou com a presença da vice-prefeita Bia Cavassa, secretária de Assistência Social e Cidadania.

Na oportunidade foram homenageadas pessoas que lutam de alguma forma dentro das suas comunidades, por meio da sua profissão, por projetos sociais, de pesquisa, promovendo a igualdade racial. As homenagens foram prestadas ao som de ‘Canto das Três Raças’ com a saudosa Clara Nunes, com direito a uma apresentação cultural no final.

Hesley comemorou a realização afirmando que “premiar personalidades que promovem a igualdade racial é fundamental por várias razões, principalmente para reconhecer, valorizar e dar visibilidade a indivíduos e iniciativas que combatem o racismo e as desigualdades estruturais”.

HOMENAGEADOS

As homenagens foram prestadas à Elenir Batista Rachid, Edelton Mendes Amorim, Vallessa Rocha e o delegado regional de Polícia Civil Fabrício Dias dos Santos, indicados por Hesley; Gylize de Carvalho Ojeda, gerente de Políticas Públicas para Igualdade Social, por Matheus Cazarin.

A presidente do Instituto da Mulher Negra do Pantanal (IMNEGRA), Ednir de Paulo, pelo presidente Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira); Luís Ricardo Julião Rocha, presidente do Lions Clube de Corumbá, por Roberto Façanha; Pastor Elias de Oliveira Santos, por Jovan Temeljkovitch.

Artista plástico Ricardo Vilalva, por Elinho Junior; Rogério Cesar dos Santos, servidor público e liderança ativa na luta pela igualdade racial há mais de 35 anos, pela vereadora Hanna Ellen Santana, e o policial militar aposentado Sebastião Rondon, pelo vereador Edinaldo Neves.

A DATA

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro em homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares. Objetiva reforçar a luta contra o racismo e a valorização da cultura afro-brasileira. O feriado em Corumbá foi estabelecido pela Lei nº 2.084, de 19 de dezembro de 2008, pelo então prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (in memória). Tornou-se feriado nacional em 2023.

A data foi escolhida em referência à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência contra a escravidão e de combate ao racismo estrutural no Brasil, em 20 de novembro de 1695.

Por Assessoria de Comunicação da Câmara