A Fifa confirmou a divisão dos potes para o sorteio da Copa do Mundo de 2026, nesta terça-feira (25). O sorteio acontece no próximo dia 5 de dezembro, em Washington, e terá o Brasil no pote 1como cabeça de chave.
No pote 1 também estarão as seleções dos países-sede (Canadá, México e Estados Unidos) e outras oito seleções que também serão cabeças de chave: Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Portugal.
As seleções foram divididas conforme o ranking da FIFA. No Pote 1 estão as melhores colocadas e os países-sede. No Pote 2, outras 12 equipes melhores classificadas. No Pote 3, outras 12 que seguem na sequência do ranking e, no Pote 4, as seis equipes subsequentes mais bem ranqueadas e mais seis que se classificarão pela repescagem.
Veja os potes e seleções para a Copa do Mundo
Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha;
Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália;
Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul;
Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1, Repescagem Intercontinental 2.
Limitações
De acordo com o regulamento da Fifa para distribuição das seleções, os grupos poderão ter duas seleções europeias, apenas, isto porque a Uefa conta com o maior número de participantes. Já as outras confederações, terão apenas um representante em cada grupo. Apesar disso, somente quatro de 12 grupos terão duas seleções da Europa,
As quatro melhores seleções do ranking ficarão em chaves opostas no sorteio. Sendo assim um confronto entre Argentina x Espanha e França x Inglaterra só poderão acontecer em uma eventual final, caso vençam e se classifiquem em suas chaves.
