O prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira empossou, nesta terça-feira, 02 de dezembro, os novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Corumbá (CMPC) para o biênio 2025-2027. O ato solene ocorreu na sede do Paço Municipal e marcou o início da sétima gestão do órgão, que se torna a principal força motriz para a construção do novo Plano Municipal de Cultura.

O CMPC é um órgão colegiado, paritário e democrático, essencial para o Sistema Municipal de Cultura, atuando em deliberação e pactuação junto à Fundação da Cultura de Corumbá. Esta nova gestão, composta por dez representantes não governamentais eleitos pela classe cultural, terá como missão prioritária definir as diretrizes culturais para os próximos dez anos do município.

Dr. Gabriel destacou a importância de ver tantos artistas reunidos e ressaltou a necessidade de a administração investir em cultura como ferramenta de preservação histórica e memória. “Cultura é história, memória, e precisamos preservar e investir. Queremos maior investimento, não apenas em estrutura de equipamentos”, afirmou o prefeito. “Queremos construir uma política cultural que deixe um legado para a cidade”, disse o prefeito.

A diretora-presidente da Fundação da Cultura de Corumbá, Wanessa Pereira Rodrigues, enfatizou que o município é uma referência estadual e nacional na gestão cultural, especialmente na transferência de recursos fundo a fundo, um modelo baseado no Sistema Único de Saúde (SUS).

O maior desafio, segundo ela, é a atualização do Plano Municipal de Cultura e a urgente necessidade de proteger o patrimônio imaterial. “Precisamos atualizar o Plano Municipal de Cultura para os próximos dez anos. Um desafio importante são os bens patrimoniais imateriais, muitos reconhecidos apenas por lei, sem o respaldo técnico de dossiês que justifiquem seus valores”, explicou Wanessa.

Os novos membros do Conselho reforçaram o potencial histórico e natural da cidade, mencionando a chance de Corumbá ser considerada Patrimônio Mundial.

A nomeação para compor o Conselho Municipal de Política Cultural não implica remuneração aos seus membros, não ensejando vínculos ou quaisquer outros direitos contra o Município, sendo sua prestação considerada serviço público relevante.

Ficam designados os membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Corumbá – CMPC, para o biênio 2025-2027, com a seguinte representação por segmento:

SEGMENTO GOVERNAMENTAL –TITULARES

Órgão representado

Representante

Fundação da Cultura de Corumbá

Wanessa Pereira Rodrigues

Fundação da Cultura de Corumbá

José Gilberto Rozisca

Secretaria Municipal de Educação

Silvana Coelho Vital

Fundação de Turismo do Pantanal

Luiz Ricardo Julião Rocha

Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico

Lauzie M. Mohamed Xavier Salazar

SEGMENTO NÃO GOVERNAMENTAL – TITULARES

Setor Cultural representado

Representante

Música

Valério Garcia Navis dos Reis

Patrimônio Cultural

Lívia Galharte Gaertner

Cultura Afro-Brasileira

Thayná Cambará

Teatro

Bianca Maria Machado de Oliveira

Artesanato

Luziangela da Silva Borges

SEGMENTO GOVERNAMENTAL – SUPLENTES

Órgão representado

Representante

Fundação da Cultura de Corumbá

Marcelle de Saboya Ravanelli

Fundação da Cultura de Corumbá

Elayne da Silva Porto

Secretaria Municipal de Educação

Gabriela Winkler

Fundação de Turismo do Pantanal

Viviane de Arruda Neves

Fundação de Desenvolvimento Urbano e Patrimônio Histórico

Ramona Catarina Ortiz dos Santos

SEGMENTO NÃO GOVERNAMENTAL – SUPLENTES

Setor Cultural representado

Representante

Música

Ednaldo da Silva Ramos (1º suplente)

Dança

Aline Silva Espírito Santo (2ªsuplente)

Festejos Culturais-Religiosos

Arlene Inez de Carvalho Costa (3ª suplente)

Acessibilidade Cultural

Jassielle Anielle de Albuquerque (4ª suplente)

Artes Plásticas e Fotografia

Ruberth Adolfo Román Anez (5º suplente)

Por Assessoria de Comunicação Institucional