O tradicional Jardim de Natal foi aberto ao público na noite desta sexta-feira, 12 de dezembro, no Jardim da Independência, em Corumbá. Promovido pela Prefeitura, por meio da Fundação da Cultura, o evento reúne programação cultural voltada a toda a família, com apresentações artísticas, feira de artesanato, praça de alimentação, exposição de presépios e a Casa do Papai Noel.
A abertura contou com apresentações da Banda Manoel Florêncio, dos corais Cidade Branca e Bem-Te-Vi e do Instituto Novo Olhar. Também foi inaugurada a mostra do Concurso de Presépios, cuja votação começou na sexta e segue diariamente das 18h às 22h, no mesmo horário de funcionamento da praça de alimentação e da feira de artesanato.
Um dos destaques da programação é o espetáculo Carta de um Natal para Todos, apresentado pela Oficina de Dança de Corumbá. A agenda inclui ainda atividades infantis, como contação de histórias às 18h, além da despedida do Papai Noel e do anúncio dos vencedores do Concurso de Presépios ao longo do período de realização do evento.
Durante a abertura, o prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira destacou o caráter coletivo da iniciativa e a preocupação com a preservação do espaço histórico. “Foi um evento construído com várias mãos, com toda a equipe de governo e com a Associação Comercial. É uma praça de convivência, patrimônio histórico da cidade, e por isso foi pensada uma organização que preserva esse espaço. Uma praça iluminada, cheia de energia, que transmite o significado do Natal, o nascimento de Jesus Cristo”, afirmou.
A diretora-presidente da Fundação da Cultura, Wanessa Rodrigues, ressaltou o trabalho das equipes envolvidas e as mudanças no formato da ocupação da praça. “Esse é o ápice de dias de muito trabalho, feito por muitas mãos. Liberamos o centro da praça por ser um espaço histórico e organizamos a praça de alimentação, o concurso de presépios, a venda de artesanato e o espaço kids, para garantir circulação e conforto ao público”, disse. Segundo ela, a decoração, que em grande parte foi confeccionada pela Liesco, permanece montada até o Dia de Reis, em 06 de janeiro.
A secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godoy, destacou o empenho das equipes municipais. “A secretaria trabalhou de maneira incansável junto com a Cultura para que esse Natal iluminado fosse possível. É um momento de emoção para todos nós”, declarou.
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Hanna Santana afirmou que o evento vai além da ornamentação. “Não são apenas luzes e decoração. É um Natal que simboliza união, esperança e dias melhores para Corumbá”, disse.
O promotor de Justiça Pedro Magalhães, do Ministério Público Estadual, também participou da cerimônia. “Parabenizo a prefeitura por esse bonito evento, que envolve muitas pessoas, do servidor que limpou a praça ao prefeito. O Natal é uma data de celebração em família, independentemente de religião”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, destacou o simbolismo da data. “O Natal é uma data mágica, que representa o nascimento do menino Jesus e traz luz e bênçãos para todas as famílias corumbaenses”, disse.
A programação do Jardim de Natal segue nos próximos dias, com atividades culturais, gastronômicas e de artesanato, abertas ao público diariamente, das 18h às 22h.









