Sessão Solene realizada na noite de ontem, quinta-feira, 18, marcou a entrega de títulos de Cidadão Corumbaense, honraria concedida pela Câmara Municipal de Corumbá, a 23 personalidades que contribuem para o desenvolvimento da maior cidade pantaneira, nos mais diferentes segmentos da sociedade.

A solenidade aconteceu no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómez, no Porto Geral, sob o comando do presidente do Poder Legislativo corumbaense, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira). Antes do início, os presentes prestaram um minuto de silêncio em respeito ao pequeno Victor Lorenzo Parabá Neves dos Santos, filho do vereador Edinaldo Neves, em memória e em solidariedade aos familiares.

O ato contou com as presenças de autoridades como o prefeito Gabriel Alves de Oliveira; deputado estadual Paulo Duarte; vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Beatriz Cavassa de Oliveira; bispo da Diocese de Corumbá, Dom João Batista de Oliveira; do prefeito de Ladário, Munir Sadeq Ramunieh, que fizeram parte da mesa.

Presentes ainda os vereadores Alexandre Vasconcellos, Yussef Salla, Genilson José, Matheus Cazarin, Samyr Sadeq Ramunieh, Roberto Façanha, Elinho Junior, Marcelo Araújo, Jovan Temeljkovitch, Hesley Santana, Kleyton Cruz e as vereadoras Hanna Santana e Nanah Cordeiro.

HOMENAGEADOS

Na oportunidade foram agraciados com títulos de Cidadão Corumbaense, indicados pela Mesa Diretora da Casa de Leis, a médica oftalmologista Higia Otano de Medeiros Rocha; o bispo diocesano Dom João Batista de Oliveira; Jossiely Godoi Da Silva, engenheira e atual secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos de Corumbá; vereador Kleyton Cruz, servidor público estadual e chefe da Agência Fazendária de Corumbá; a vereadora Lucinete Cordeiro (Nanah), empresária da construção civil e Assistente Social; Marcel Monge Garcia, Bacharel em Educação Física, e Sidney Edson Mella Junior, diretor da Faculdade Unicesumar de Corumbá.

Também homenageadas Fernanda Leite Green Oliveira, Farmacêutica Bioquímica, e Elaine Silveira Rodrigues, graduada em Educação Física, indicadas pelo vereador Alexandre Vasconcellos; o médico ortopedista e traumatologista Jailson Monge Benites, indicado por Elinho; Silvana dos Santos Ricco Ortiz, administradora e Bacharel em Direito, indicada por Hanna Santana.

Fabiano Quadros Rückert, professor da UFMS/Câmpus Pantanal, indicado por Hesley Santana; engenheiro e servidor público Eduardo Carvalho Ribeiro, indicado por Jovan; empresária Elaine Moioli da Silva; indicada por Nanah Cordeiro; administrador de empresas Marcelo Luiz Luczyszyn, indicado por Kleyton Cruz; servidora pública e auditora de serviços de saúde em Corumbá, Dilene Ebeling Vendramini Duran, por Marcelo Araújo.

O contador Temístocles Cazarin Silva, indicado por Matheus Cazarin; empresária Carina Gonçalves da Silva Teodoro, indicada por Roberto Façanha; Munir Sadeq Ramunieh, empresário, gestor público e hoje, atual prefeito de Ladário; médico Rodolpho Costa Marques Pereira da Rosa, indicado por Bira, e a professora da UFMS – Campus Pantanal Márcia Regina do Nascimento Sambugari, indicada pelo vereador Yussef Salla.

Anuncia Gimenez Ayala e Agenor Cícero Ramos, indicados pelos vereadores Edinaldo Neves e Genilson José, respectivamente, receberão os títulos de Cidadão Corumbaense em uma nova data a ser marcada pelo Poder Legislativo.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

O presidente da Câmara, vereador Bira, ao fazer uso da palavra, se dirigiu aos homenageados e destacou que o ato foi um reconhecimento público pelo trabalho dedicado à cidade nos mais diferentes segmentos da sociedade.

“São ilustres personalidades que não tiveram a graça divina de nascer nesta terra, mas que a partir de agora, tornam-se de direito o que já são de fato, cidadãos e cidadãs corumbaenses”, destacou.

Fez um agradecimento aos novos conterrâneos, “homens e mulheres das mais variadas regiões do Brasil, que escolheram Corumbá para se viver, contribuindo com o trabalho para o desenvolvimento da nossa região, do nosso Município”.

COMPROMISSO

O prefeito Gabriel Alves de Oliveira, ex-vereador na legislatura 2017 – 2020, fez um reconhecimento sincero à Câmara Municipal de Corumbá “por manter viva uma tradição tão simbólica, e que compreende que pertencimento não se mede em certidões, mas em atitudes, trabalho e amor pela cidade”.

Disse não se tratar apenas de uma Sessão Solene, mas de “um daqueles momentos em que a cidade olha para si mesma e reafirma quem ela é. Corumbá não é definida apenas por suas fronteiras geográficas, mas também pelas pessoas que a escolhem todos os dias, pelas pessoas que chegam, criam raízes, constroem histórias, enfrentam desafios e passam a defender esta cidade como se aqui tivessem nascido”.

Para o prefeito, o Título de Cidadão Corumbaense representa não o local do nascimento, mas o compromisso com esta terra, com sua gente e com o seu futuro. “A partir de hoje, o vínculo de vocês com Corumbá se torna eterno. Vocês não recebem apenas um título, recebem uma missão, a missão de continuar cuidando desta cidade, defendendo seus valores, preservando sua história e ajudando a construir um futuro melhor para as próximas gerações”, acrescentou se dirigindo aos homenageados.

CIDADE ACOLHEDORA

O diretor da Unicesumar, Sidney Edson Mella Junior, falou em nome dos agraciados que, embora nascidos em outros lugares, “foram acolhidos por esta cidade, e aqui decidiram fincar raízes e dedicar trabalho, afeto e compromisso ao bem comum, construindo suas histórias de vida”.

Disse que o título não se trata apenas de “um gesto protocolar ou simbólico, mas, antes de tudo, um reconhecimento que nasce da generosidade de um povo e da sensibilidade de seus representantes. É o abraço institucional de Corumbá àqueles que, vindos de longe, aprenderam a chamá-la de lar, e representa o momento em que uma cidade diz, de forma oficial e generosa, você faz parte de nós. E esse gesto, vindo de Corumbá, possui um valor ainda maior, porque nasce de uma cidade que sempre soube acolher”.

Afirmou que cada um dos homenageados, chegou a Corumbá por razões distintas. “Alguns vieram pelo trabalho, outros pelo amor, outros pelo serviço público, pela missão profissional, pela fé ou por oportunidades que a vida apresentou. Mas todos nós temos algo em comum: em algum momento, Corumbá deixou de ser apenas o lugar onde estávamos e passou a ser o lugar ao qual pertencemos”.

Por Assessoria de Comunicação