No período em que se realiza a Semana Nacional da Conciliação, com a presença de acadêmicos, mediadores e advogados, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Corumbá, com apoio da Escola Judicial (Ejud) e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), recebeu o Des. Rêmollo Letteriello, um dos precursores da conciliação no Estado, e a advogada Lázara Baraúna, membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família, para difundir a pacificação social por meio da mediação.
Nesta 14ª Semana Nacional de Conciliação, que se realiza em todo o país até sexta-feira (8), a justiça mobiliza operadores do direito e a sociedade para disseminar a conscientização e a cultura conciliatória como mecanismo eficiente para efetiva prestação jurisdicional.
Assim, durante esta semana, partes que já possuem demandas judiciais em tramitação são convidadas a comparecer ao fórum para tentar resolver suas pendências utilizando a mediação/conciliação, em audiências realizadas por mediadores/conciliadores formados pelo TJMS, por meio da Ejud/MS, que atuam como instrumento desta composição.
De acordo com o juiz Maurício Cleber Miglioranzi Santos, que supervisiona o Cejusc na comarca de Corumbá, estão agendadas 180 audiências, constituindo oportunidade às partes e, em especial, devedores de pensão alimentícia, comporem quanto à forma de quitação das dívidas, especialmente à vista da iminência de recebimento do 13º salário.
Segundo o magistrado, contar com a presença do Des. Letteriello, uma das referências nacionais na área, constitui-se em ímpar oportunidade à comunidade jurídica local, especialmente diante da inovação frente sua atuação junto à Câmara Privada de Mediação. Da mesma forma, o compartilhamento dos conhecimentos da advogada Lázara Baraúna, com mais de 20 anos dedicados à advocacia, engrandeceu o evento, ressaltando as vantagens da mediação ao resolver não apenas o processo, mas sim o conflito real existente entre as partes.
O evento teve ainda a presença dos magistrados da comarca, do presidente da OAB/subseção Corumbá, da Defensoria Pública e o representante do Procon de Corumbá, onde também serão iniciados trabalhos de conciliação em parceria com o Poder Judiciário.