Um prato que reuniu os sabores da Bahia com o mais autêntico ingrediente pantaneiro, o jacaré, venceu o Circuito do Festival Gastronômico (Fegasa) 2019. Já no concurso de amadores, o Mestre Pantaneiro, receita com sotaque do Tio Sam foi a campeã e se destacou entre os quinze participantes que demonstraram muito conhecimento na elaboração de pratos extremamente deliciosos, segundo a comissão julgadora.
Entre os restaurantes, nove participaram do circuito oferecendo pratos à base de jacaré, o ingrediente principal do Fegasa este ano. Eles foram vendidos a preços que variaram entre R$ 25,00 e R$ 30,00 e caíram no gosto da clientela que não estava habituada a consumir esse tipo de carne exótica. Este foi o principal objetivo da Fundação de Turismo, organizadora do evento, popularizar a carne de jacaré, já que Corumbá tem o maior frigorífico de jacarés da América do Sul.
Em terceiro lugar ficou o Restaurante Miguéis, com o prato “Coxinha de Jacaré”. O segundo colocado foi o Buteco do Frei, como o prato “Toca do Frei”. Já o grande vencedor misturou a tapioca bahiana e o azeite de dendê à carne do Jacaré do Pantanal. O “Corumbaiano” além dos sabores, ainda teve excelente apresentação.
Em terceiro lugar ficou Josenira Aparecida Cavasana que apresentou “Fricassê de Jacaré ao Toque Pantaneiro”. O segundo colocado foi Thiago Leite de Oliveira com seu “Jacaré com Escamas ao Molho de e Ervas”. E o grande vencedor trouxe o famoso hambúrguer americano para a disputa e se deu bem. Otávio Ferreira de Matos levou o primeiro lugar com “Jacaré Show Realness”, que traduzido para o português seria Jacaré, um show real.
“A minha mãe sempre cozinhou, ela faz salgados em Campo Grande e, eu a acompanho desde criança”, disse Otávio. Engenheiro civil de formação ele afirma que para ele foi uma surpresa ter vencido o concurso. “Mas eu tomei gosto pela culinária na elaboração desse prato”, afirmou o cozinheiro amador que, segundo os jurados, apresentou não um simples hambúrguer, mas uma explosão de sabores.
“Foram dez dias de evento, a população aceitou mesmo a carne de jacaré, um produto de nossa cidade”, disse a presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elisângela Oliva. Para ela, o Festival Gastronômico tem importância fundamental em uma cidade turística como Corumbá, onde a gastronomia está cada vez mais se solidificando como um dos principais braços do setor.