Analisando…

30 de julho de 2022

Unidade

A última pesquisa Data Folha divulgada nesta sexta feira (29), reforçou a possibilidade de vitória do ex Presidente Lula no primeiro turno. Ainda com um cenário incerto sobre as demais candidaturas, o pleito parece cada dia mais definido entre as duas maiores lideranças políticas na atualidade (Bolsonaro x Lula). A incapacidade de Ciro Gomes de avançar e escolher um vice, a estagnação de Simone Tebet que não conta mais com o apoio dos tucanos e nem mesmo do seu próprio partido MDB. Dois pré-candidatos da chamada terceira via deram sinais que irão desistir da disputa e apoiar o ex Presidente Lula: Andre Janones e Luciano Bivar. Neste cenário de definições a política chega ao mês de Agosto, que costuma ser de fortes emoções na historia brasileira.

Prazo final

Termina no próximo dia 05/08 o prazo final das convenções partidárias. Pelas bandas do MS é chegado o momento de definições desta que promete ser a disputa mais acirrada da historia do Estado pela cadeira mais importante do Parque dos Poderes. A primeira a confirmar e encerrar de vez as especulações sobre sua candidatura é a Deputada Federal Rose Modesto do UB, porém ainda sem definição de candidato a Vice, pois ainda espera a definição de Murilo Zauith. Neste sábado (30) quem confirma sua candidatura é o ex Prefeito da Capital, Marquinhos Trad. Ainda atordoado e tentando reagir as graves denúncias de assédio que vieram à tona nesta semana, Marquinhos confirma sua vice na chapa, a médica Viviane Orro de Aquidauana. Também neste sábado (30) quem confirma sua chapa é o PT, que chancela o nome da advogada Gisele Marques a corrida ao Governo. Na próxima semana teremos a confirmação da candidatura do Deputado Estadual Capitão Contar, a conferir, com o advogado Beto Figueiró de Vice. No dia 05, prazo final, confirmam suas candidaturas André Puccinelli (MDB), ainda sem nome confirmado para os cargos de Vice e de Senador, e Eduardo Riedel (PSDB), que tem como pré-candidata ao Senado a ex Ministra Teresa Cristina e terá como Vice um integrante do PSB. Façam suas apostas!

Pantanal

Se a disputa pela cadeira de Governador será muita disputada, a luta pelos cargos proporcionais na região do Pantanal não será diferente. A quantidade de candidatos deve ser grande e com nomes que prometem uma disputa acirrada por uma cadeira na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. A disputa (kamikaze) pela vaga de representante desta região em Brasília deverá contar com os Vereadores Alex Dellas (Republicanos) e Chicão Viana (PSD), ex Deputada Federal Bia Cavassa (PSDB), ex Vereadores João Lucas Martins (UB), Alberto Guimarães (MDB) e Joseane Garcia (PRTB). Já a cadeira de Deputado Estadual terá na disputa a ex Secretaria de Assistência Social Glaucia Iunes (PDT), Deputado Estadual Evander Vendraminni (Progressistas), Deputado Estadual Paulo Duarte (PSB), ex-vereadores Dr. Gabriel (MDB) e Dr. Sabatel (UB), Elano Almeida (PRTB) e o professor Eduardo Ferrufino (NOVO). A disputa promete.

Por Da Redação