Corumbá recebeu nesta quarta-feira, 4 de junho, um diagnóstico preliminar sobre os níveis de alfabetização e o desempenho dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (REME). O levantamento foi realizado pelo Instituto FEFIG em parceria com o Instituto Ayrton Senna e apresentado durante reunião com a presença do prefeito Dr. Gabriel, da secretária municipal de Educação, Mabel Sahib, e de técnicos da área.

A avaliação incluiu 6.421 estudantes, distribuídos em 274 turmas de 17 escolas da rede, com o objetivo de identificar, com base em dados concretos, pontos fortes e fragilidades no processo de aprendizagem.

De acordo com o superintendente do Instituto FEFIG, Bartholomeu Gomes, o diagnóstico abrangeu o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e no processo de alfabetização. “Realizamos esse primeiro comitê gestor para discutir os dados e elaborar estratégias de melhoria. A avaliação inicial, com dados de abril e maio, nos permite traçar um retrato atual da educação de Corumbá e reconhecer práticas pedagógicas de qualidade que já estão em curso”, afirmou.

Os resultados indicam que uma parcela significativa dos estudantes avaliados não atingiu os níveis esperados em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. No 5º ano, os dados apontaram um número expressivo de alunos com desempenho insatisfatório em Língua Portuguesa e Matemática. Algumas escolas registraram maior incidência de dificuldades no alcance dos objetivos de aprendizagem.

A secretária de Educação ressaltou que o diagnóstico oferece uma visão clara do cenário educacional. “Temos hoje um verdadeiro raio-X da nossa rede. Já conseguimos identificar com clareza onde estão nossas fragilidades e nossos avanços. Com isso, podemos construir um planejamento mais assertivo, com foco na melhoria da aprendizagem, que é o nosso principal objetivo”, disse Mabel Sahib.

As escolas participantes receberão seus dados individualizados e deverão implementar ações específicas com suporte das equipes pedagógicas e da Secretaria Municipal de Educação. O acompanhamento será contínuo, com atenção especial aos estudantes do 3º ano, que futuramente participarão da Prova SAEB.

O prefeito Dr. Gabriel comentou brevemente o trabalho apresentado, destacando a importância do diálogo técnico e das medidas que visam à melhoria do desempenho escolar.

O próximo encontro entre os envolvidos avaliará os desdobramentos das ações desenvolvidas a partir deste primeiro diagnóstico. Entre os tópicos previstos estão o impacto do desempenho no abandono escolar, o papel das famílias na participação dos alunos nas avaliações e a urgência de intervenções eficazes diante das defasagens identificadas.

Por Da Redação