Coca-Cola anunciou nesta terça-feira (22) que irá lançar uma versão da bebida adoçada com o açúcar da cana-de-açúcar produzida nos Estados Unidos. No país, o refrigerante é feito com xarope de milho.

“Como parte de sua agenda contínua de inovação, a empresa planeja lançar, neste outono, um produto feito com açúcar de cana dos EUA para expandir sua linha de produtos da marca Coca-Cola”, disse a companhia.

A decisão foi comunicada cinco dias após o presidente do país, Donald Trump, dizer que queria mudar a receita da Coca-Cola, trocando o xarope de milho pelo açúcar da cana.

“Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana de verdade na Coca nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazer isso”, escreveu Trump nas redes sociais.

Depois da declaração do republicano, analistas apontaram que o país teria que importar açúcar do Brasil, maior produtor do item do mundo. Porém, no anúncio desta terça, a companhia afirmou que a bebida será feita com o açúcar produzido nos EUA.

Atualmente, os norte-americanos consomem cerca de 11 milhões de toneladas de açúcar por ano, mas produzem aproximadamente 8 milhões de toneladas, segundo o analista da StoneX Brasil, Marcelo Di Bonifacio Filho.

No Brasil, a Coca é adoçada com açúcar de cana, assim como no México e em diversos países da Europa.

Por TV CULTURA