O cantor Gusttavo Lima, que surpreendeu o país ao anunciar sua disposição para concorrer à presidência, em janeiro de 2025, decidiu desistir a disputa eleitoral de 2026. Em entrevista ao portal Metrópoles, o cantor afirmou que vai priorizar sua carreira internacional e lançar o Instituto Gusttavo Lima, voltado para ações sociais.
A decisão foi tomada após resistência de familiares e amigos próximos, que não aprovaram sua entrada na política, apesar do apoio recebido de muitos fãs. “Muitas pessoas próximas se posicionaram contra, inclusive minha família, o que pesou muito. As eleições de 2026 ainda serão muito polarizadas. Você tem que sentar para negociar coisas que, às vezes, não são de interesse do Brasil, mas de partidos e de pessoas. Não tenho estômago. Meu negócio é trabalhar e ajudar as pessoas”.
Mesmo sem seguir na política, o cantor reforçou seu desejo de contribuir para a sociedade e revelou que vai fundar o Instituto Gusttavo Lima, que pretende oferecer assistência a 2 mil idosos ainda neste ano. “Essa é uma missão divina. Acredito 100% nisso”.
Gusttavo Lima afirma que, agora, pretende focar exclusivamente em sua carreira musical fora do Brasil. Ele anunciou uma parceria com a Sony Mundo e já tem compromissos marcados no exterior. “Vou para Miami no sábado e passo a semana inteira gravando as músicas novas. É isso que eu sei fazer”.
Apesar da desistência, o sertanejo não descarta futuro envolvimento no debate político e já adiantou que acompanhará de perto as eleições. “Vou ver quem vai permanecer como candidato nesses meses que faltam para a eleição. Com certeza devo opinar nas eleições, mas do lado de fora”.
Apoio
Na mais recente pesquisa Quaest de intenção de voto para 2026, realizada em fevereiro, Gusttavo Lima apareceu como o candidato mais próximo de Lula em um eventual segundo turno, com 35% dos votos contra 41% do atual presidente. Ele superou nomes como Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro.
De acordo com o colunista Lauro Jardim, existe uma informação de que o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que deve lançar a sua pré-candidatura à presidência em Salvador em quatro de abril, surgiu com a ideia de que ele o cantor “caminhem juntos” em uma chapa; mas diante da notícia de desistência, será exigida uma nova solução.
Condenação
A Justiça de Pernambuco condenou Gusttavo Lima a pagar R$ 70 mil a um homem, que teve o número do celular “divulgado” na música Bloqueado, como indenização por danos morais.