Marcada para a próxima terça-feira, 21 de outubro, a audiência pública que vai proporcionar um amplo de debate em torno da reativação da ferrovia Malha Oeste. Será no Plenário Dr. Léo de Medeiros Guimarães, na Câmara Municipal, a partir das 8h30, com participações de autoridades e representantes dos mais diferentes segmentos da sociedade.
A audiência é uma proposta do vereador Roberto Façanha, e tem como tema “MS de novo nos trilhos”. O proponente lembrou que se trata de mais uma etapa dos debates em torno da reativação da Malha Oeste passando pelas cidades paulistas de Mairinque e Bauru, até Corumbá, na fronteira oeste com a Bolívia, uma extensão de 1.973 quilômetros.
A Malha Oeste está em processo de relicitação para uma nova concessão, já que o contrato atual termina em 2026. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou audiências públicas em 2023, com sessões em Campo Grande, Brasília, para discutir o futuro da ferrovia e colher sugestões sobre o edital.
Em agosto de 2024, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul também debateu o tema durante o evento “A importância da reativação da Malha Oeste Ferroviária: Mato Grosso do Sul nos trilhos outra vez”, realizado por proposição do deputado estadual Zeca do PT e do deputado federal Vander Loubet.
Agora, em 2025, já aconteceu audiência na Câmara Municipal de Campo Grande, em 15 de agosto, proposta pela vereadora Luiza Ribeiro, na terça, apoiada pelo presidente da Casa de Leis, Epaminondas Vicente Silva Neto, o Papy. A vereadora petista, inclusive e, já confirmou presença em Corumbá, na terça-feira.
Em 17 de setembro, a reativação da Malha Oeste foi debatida em Mairinque e, além de Corumbá, já está programada uma outra etapa para o dia 31 de outubro, em Bauru.
OBJETIVOS
Estas audiências públicas estão sendo de enorme importância para discutir a renovação da concessão, a reativação e a modernização da ferrovia, ouvindo a população, autoridades locais, entidades e o setor produtivo sobre os impactos e benefícios do projeto.
Os principais objetivos são a apresentação do projeto de concessão ou reativação da Malha Oeste; explicar o plano do Governo Federal e da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para a retomada do transporte ferroviário de cargas e, futuramente, de passageiros.
Será importante também para coletar contribuições por parte da sociedade, permitindo que prefeituras, câmaras municipais, produtores rurais, empresários e cidadãos apresentem sugestões, críticas e demandas locais, que podem influenciar ajustes no projeto; discutir impactos ambientais, criação de empregos, logística regional, movimentação de cargas, e integração com portos e fronteiras, especialmente com a Bolívia, em Corumbá.
Permitir transparência ao processo de concessão pública, cumprindo exigência legal de participação social antes de qualquer decisão definitiva sobre concessão, investimentos ou prorrogação do contrato com a concessionária, hoje a Rumo Logística.
PONTO ESTRATÉGICO
Como se sabe, Corumbá é ponto estratégico de integração ferroviária com a Bolívia, essencial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis. A Malha Oeste está subutilizada e em más condições há anos, o que afeta o desenvolvimento do Centro-Oeste, e estas audiências visam planejar investimentos bilionários em recuperação dos trilhos, pontes e terminais, e definir novos modelos de operação mais eficientes.
Façanha destaca a participação dos mais diferentes segmentos nessa luta para retomada da Malha Oeste, inclusive do governador Eduardo Riedel que, além de defender a reativação, considera a ferrovia crucial para a logística e o desenvolvimento econômico do estado, atuando ativamente para destravar o processo de relicitação, buscando soluções junto aos governos federal e de São Paulo, para que volte a ser um corredor de escoamento para a produção do Mato Grosso do Sul, potencializando o crescimento econômico do estado.
Agradeceu ainda as participações do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (STEFBU) que tem participado ativamente das discussões para a reativação da Malha Oeste, em especial em audiências públicas realizadas em 2025, acrescentando que isso é fundamental na defesa dos interesses dos ferroviários, e para assegurar que a retomada da ferrovia beneficie não apenas o transporte de cargas, mas também a sociedade e os trabalhadores.