O presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira) pediu realização de estudos técnicos por parte da diretora da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), Mariana Ricco Arguello Ortiz, visando implantação de uma faixa elevada de pedestres na Rua Major Gama, entre as ruas Colombo e América, em frente à Escola Santa Inês.

Informou que o local apresenta intenso fluxo de veículos e significativo movimento de pedestres, especialmente crianças, pais e funcionários da instituição. “A implantação de uma faixa elevada de pedestres visa aumentar a segurança viária, reduzindo a velocidade dos automóveis e facilitando a travessia segura dos transeuntes”, ressaltou.

Observou ainda que “a medida está em consonância com as boas práticas de engenharia de tráfego e com as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro, que priorizam a proteção dos pedestres, em especial em áreas escolares e de grande vulnerabilidade”.

NA DELAMARE

Para garantir mais segurança aos pedestres, o vereador pediu também a realização de estudos técnicos visando a implantação de uma faixa de pedestre na Rua Delamare, em frente à Lojas Americanas, no centro da cidade.

Explicou que o local conta com grande fluxo de pedestres, veículos, ônibus e demais meios de transporte, tornando uma das vias mais movimentadas do centro.

“A implantação de faixa de pedestre ou outro equipamento de segurança visa proporcionar mais proteção aos pedestres, melhorar a organização do trânsito e adequar a via às normas de segurança viária, prevenindo acidentes e garantindo melhores condições de mobilidade urbana”, justificou.

ESTACIONAMENTO

Reivindicou também à Agetrat, estudos técnicos visando à implantação de estacionamento transversal na Rua Sete de Setembro, no trecho entre as ruas América e Colombo, que concentra serviços essenciais de saúde, o que resulta em alto fluxo de veículos e grande demanda por vagas.

Conforme ele, o estacionamento transversal em 45° nesse trecho otimizará o espaço, ampliando o número de vagas para motoristas que necessitam se deslocar a esses estabelecimentos.

“Se trata de uma medida que trará benefícios diretos à população, aumentando a rotatividade, reduzindo congestionamentos e melhorando a organização do trânsito na região, além de contribuir para a segurança viária e o conforto dos usuários dos serviços de saúde”, enfatizou.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Solicitou à secretária Jossiely Godoi da Silva, de Infraestrutura e Serviços Públicos, reparo na iluminação pública em frente ao imóvel localizado na Rua Luiz Feitosa Rodrigues, 1537, entre as ruas Porto Carreiro e Joaquim Wenceslau de Barros, no Bairro Aeroporto.

O pedido atende a solicitações de moradores que relatam problemas na iluminação do poste D5-R3 20-95, que está comprometendo a segurança e o bem-estar da comunidade.

“A manutenção se faz necessária para garantir a adequada iluminação da via, contribuindo para a segurança dos pedestres e condutores de veículos, além de melhorar as condições de tráfego e convivência no bairro”, acrescentou.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador