O presidente da Câmara de Corumbá, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), está fazendo questionamentos à pasta de Saúde do Município em relação a realização de testes de diagnóstico da leishmaniose pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da cidade, em especial sobre a disponibilidade, regularidade e a forma de execução dos exames.

O pedido foi feito por meio de requerimento direcionado à secretária de Saúde, Tatiana da Silva Santos Mattos, com a finalidade de prestar esclarecimentos ao Poder Legislativo e à população corumbaense sobre a atual situação da rede de saúde pública, no que se refere ao diagnóstico da leishmaniose, enfermidade de relevância epidemiológica e que exige atenção preventiva e contínua.

Lembrou que os testes de diagnóstico da leishmaniose são cruciais para a saúde pública, pois permitem a detecção precoce da doença em animais, principalmente cães, que são o principal reservatório do parasita.

“É uma ação fundamental para quebrar o ciclo de transmissão, pois a infecção canina precede o aparecimento de casos humanos, protegendo a saúde dos cidadãos e evitando a disseminação da doença”, citou.

Afirmou que o requerimento apresentado tem caráter informativo e busca contribuir para a transparência da gestão pública, permitindo que o Legislativo exerça de forma responsável sua função fiscalizadora e de acompanhamento das políticas de saúde no município, sempre em cooperação com o Poder Executivo.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador