A realização de vistoria técnica das condições fitossanitárias das árvores existentes no Jardim da Independência, é o que está cobrando o vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, presidente do Poder Legislativo, no sentido de se verificar as medidas necessárias para garantir a adequada conservação do espaço.
O pedido foi direcionado à diretora da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Cristina de Arruda Ferreira Fleming. Explicou a necessidade de uma vistoria técnica urgente com a finalidade de verificar as condições atuais das árvores, com a adoção de medidas necessárias quanto à poda, tratamento e, se for o caso, a eventual condenação e retirada de exemplares que apresentem risco.
“O Jardim da Independência é um dos principais espaços públicos de convivência e lazer de nosso município, frequentado diariamente por famílias, trabalhadores e visitantes. Nesse contexto, a adequada conservação de suas árvores é essencial tanto do ponto de vista ambiental e paisagístico, quanto para a segurança da população”, afirmou.
Ressaltou que algumas árvores apresentam características que podem indicar comprometimento de sua estrutura, como sinais de apodrecimento e desgaste natural do tempo. “Situações como essas exigem atenção técnica especializada, a fim de evitar quedas de galhos ou até mesmo de árvores inteiras, o que poderia ocasionar acidentes e danos ao patrimônio público e privado”, continuou.
Acrescentou que, “além do aspecto preventivo, a manutenção das árvores contribui também para a melhoria visual do espaço, valorizando o ambiente urbano e fortalecendo o bem-estar da comunidade”, e que o objetivo do requerimento apresentado “é colaborar com o trabalho já realizado pela Fundação do Meio Ambiente, reforçando a importância da preservação responsável dos espaços públicos e da segurança da população”.