A execução de um programa voltado para a saúde ocular das crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino de Corumbá, é o que está sugerindo o presidente do Poder Legislativo corumbaense, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), por meio da realização de um grande mutirão nas escolas, visando tratamento, bem como a distribuição gratuita de óculos.
A sugestão foi feita por meio de uma indicação dirigida ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, com cópia às secretárias municipais de Educação, Mabel Marinho Sahib Aguilar, e de Saúde, Tatiana da Silva Santos Mattos, para que sejam realizados estudos necessários para a implantação desse programa.
“Trata-se de uma ação de grande importância social, educacional e de saúde pública, visando prevenir e diagnosticar de forma precoce, doenças oculares como miopia, hipermetropia, astigmatismo e estrabismo, que podem ser detectadas ainda na infância, permitindo tratamento rápido e eficaz, evitando a progressão de problemas que podem comprometer o desenvolvimento visual e o rendimento escolar”, afirmou o vereador em sua justificativa.
Bira destacou que, dessa forma, o Município vai contribuir decisivamente para a melhoria no aprendizado das crianças e adolescentes, tendo em vista que a visão é um dos principais sentidos usados no processo de aprendizagem.
“Como se sabe, crianças com dificuldade para enxergar têm menor atenção em sala, baixa participação e desempenho escolar reduzido. Com o uso de óculos ou outros tratamentos adequados, que poderão ser diagnósticos nos exames, haverá uma melhora significativa na concentração, leitura e escrita”, prosseguiu.
DIFÍCIL ACESSO
Argumentou ser importante lembrar que muitas famílias de baixa renda não têm acesso regular a consultas oftalmológicas. “Esse programa nas escolas democratiza o acesso à saúde ocular, garantindo que as crianças e adolescentes tenham as mesmas condições de enxergar bem e aprender melhor, além de fortalecer a política intersetorial entre as Secretarias de Saúde e Educação, promovendo o conceito de escola como espaço de promoção da saúde, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes”, reforçou.
Na opinião do presidente, a identificação de problemas visuais em idade escolar contribui ainda para reduzir evasão escolar e melhorar o desempenho futuro dos estudantes, além de estimular a consciência sobre a importância dos cuidados com a visão entre alunos, pais e professores.
BOCA DE LOBO
Bira está também pedindo providências por parte da secretária de Infraestrutura e Serviços Públicos, Jossiely Godói da Silva, para a instalação de grade protetora na boca de lobo existente na esquina da Rua Firmo de Matos com a Rua Cabral, no centro. Disse se tratar de tubulação de captação de águas pluviais que está sem a proteção adequada, com diâmetro suficiente para permitir a passagem de uma criança ou de um animal de pequeno porte.
Disse que, com a proximidade do período chuvoso, caracterizado por chuvas intensas que podem ocasionar enchentes ou enxurradas, a ausência de grade protetora torna essa boca de lobo uma ‘armadilha’, representando risco iminente à segurança de crianças, animais e pedestres de uma forma geral, e que é preciso providências no sentido de garantir a segurança pública e a proteção da comunidade.

