Na noite dessa quinta-feira (29), por volta das 23h50, tropas da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal detiveram três bolivianos que tentavam conduzir material ilícito dentro dos calçados, durante uma operação de bloqueio na saída de Corumbá.
Uma mulher boliviana de 39 anos e dois homens também bolivianos, com idades de 31 e 43 anos, viajavam em um ônibus fretado, com origem em Corumbá e destino final a cidade de São Paulo.
Ao passar por um posto de bloqueio e controle de estradas, localizado no Posto Fiscal Lampião Aceso, o ônibus foi abordado e durante a revista minuciosa foram encontrados no total 6 (seis) tabletes de substância análoga à cocaína dentro dos calçados pessoais de 3 bolivianos.
Cada suspeito foi flagrado com 2 tabletes dentro dos calçados, nas solas dos tênis, com formato similar a uma palmilha, ajudando na camuflagem do ilícito. No total, os 6 invólucros pesaram 3,100 Kg de cocaína. Os suspeitos confessaram aos militares do Exército que pegaram a droga na cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra e que levariam até São Paulo.
Os três suspeitos e todo o material apreendido foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Corumbá para as medidas cabíveis.
A 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal já causou um prejuízo total de mais de R$ 10 milhões ao crime organizado na região de fronteira, com operações diuturnas desde novembro de 2023.