A Polícia Rodoviária Federal (PRF) disponibilizou, no final do mês passado, o compilado de dados com informações dos boletins de acidente de trânsito (Bats) referentes a todo o ano de 2024. As rodovias federais do Mato Grosso do Sul foram cenário de 1.093 acidentes. Cerca de 42 ocorrências foram registradas entre os dias 6 e 14 de fevereiro do último ano, dias de pré-carnaval, carnaval e de cinzas.

Falhas mecânicas ou elétricas, reação tardia ou ineficiente e ausência de reação do condutor foram as principais causa dos sinistros ocorridos em MS, no ano passado. A maioria dos veículos envolvidos nos incidentes tombaram ou saíram do leito carroçável, ou seja, da estrada. De acordo com os dados disponíveis, parte dos casos da BR-262 aconteceram em pistas simples, durante a noite.

Principais causas de acidentes de trânsito no Mato Grosso do Sul em 2024.


Desde a última quarta-feira (19), a PRF realiza a Operação Carnaval, com o intuito fiscalizar e coibir a conduta de assumir o volante após o consumo de álcool. No ano passado, 40 pessoas ficaram feridas e uma morreu devido ao estado de embriaguez do motorista do veículo que os transportava, em Mato Grosso do Sul.

O diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, ressaltou a importância da conscientização da sociedade quanto aos riscos de dirigir sob efeito de álcool. “Nossa atuação tem como objetivo fazer com que a população brasileira tenha nesse período festivo apenas motivos para comemorar e não seja afetada por um mal que agride não só o Brasil, mas o mundo inteiro, que são os sinistros de transito”. 

Perímetro Urbano

De 1ª de janeiro até 18 de fevereiro de 2025, sete ocorrências de “condução de veículos com capacidade psicomotora alterada devido ao consumo de álcool ou outras substâncias psicoativas” e 17 casos de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor foram registradas na delegacia de Corumbá, de 1º de janeiro a 18 de fevereiro de 2025.

A diretora-presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat) de Corumbá, Mariana Ricco, afirma que a instituição adotará uma política de “tolerância zero” para irregularidades no trânsito, neste carnaval. “As equipes da Agetrat estarão posicionadas nas vias interditadas para controlar o tráfego e monitorar as áreas de grande concentração de foliões. Além disso, ações conjuntas com as forças de segurança serão realizadas para coibir a condução sob efeito de álcool e outras infrações que comprometam a segurança viária.”

Outra saída

De acordo com o Tenente Perseu, do 6º Batalhão de Polícia Militar, Corumbá e Ladário registraram outo mortes no trânsito em 2024. “Muitos desses sinistros são resultado da imprudência de alguns motoristas”.

Para conscientizar os foliões sobre a segurança no trânsito e relembrá-los sobre outras alternativas para transitar nas ruas da cidade, a Agetrat também distribuirá panfletos informativos e contatos de transportes seguros e que seguem as normas municipais. Segundo Ricco, a Agência “fornecerá contatos de transporte seguro, incluindo os horários especiais do transporte coletivo durante o Carnaval, números de táxis e mototáxis, bem como QR Codes para facilitar o acesso a aplicativos regulamentados no município”.

A PM também orienta os motoristas a adotarem medidas essenciais para a prevenção de acidentes:

Respeite os limites de velocidade Dirigir dentro dos limites estabelecidos reduz o risco de colisões e aumenta o tempo de reação diante de imprevistos.
Não dirija sob efeito de álcool ou drogas
O consumo de substâncias psicoativas compromete os reflexes e a capacidade de tomada de decisão, aumentando significativamente o risco de acidentes.v
Evite o uso do celular ao volante
A distração é uma das principais causas de sinistros no trânsito. Mantenha a atenção na via.
Respeite a sinalização e as regras de trânsito
Placas, semáforos e faixas existem para organizar o fluxo de veículos e garantir a segurança de todos.
Mantenha distância segura dos outros veículos
Isso evita colisões em caso de freadas bruscas.
Evite manobras perigosas
Ultrapassagens proibidas, arrancadas bruscas e outras condutas imprudentes colocam a vida do condutor e de terceiros em risco.
Faça a manutenção preventiva do veículoPneus, freios, faróis e outros componentes devem estar em boas condições para garantir uma condução segura.

Créditos: “Fiquem Sabendo, organização sem fins lucrativos especializada em transparência publica”;

Por Maria Eduarda Metran