Problemas relacionados às constantes quedas de energia em Corumbá voltou à pauta de discussões na Câmara Municipal e, ontem, terça-feira, 19, o vereador Chicão Vianna cobrou uma posição da empresa concessionária do sistema no Estado, a Energisa/MS, tendo em vista aos prejuízos causados aos consumidores pantaneiros.
Durante sessão ordinária, o vereador apresentou um requerimento em regime de urgência especial, cobrando o envio de informações à Casa de Leis, a respeito dos procedimentos adotados pela concessionária, para o reestabelecimento de energia na zona urbana e na zona rural.
A cobrança foi feita diretamente à gerência local da empresa, e o vereador busca saber quais os procedimentos adotados para restabelecimento dos serviços, quando ocorrem as quedas, o que tem sido constante na região.
“De acordo com inúmeros usuários do serviço prestado pela concessionária, está ocorrendo uma demora excessiva no restabelecimento de energia, prejudicando a subsistência dos consumidores tanto na zona rural quanto na zona urbana. É preciso solucionar o problema de quedas de energia e, quando isso acontece, é necessário agilizar o atendimento para evitar demora no retorno da energia elétrica”, cobrou.
SANESUL
Na mesma sessão, Chicão solicitou à gerência local da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul), a implantação de rede distribuidora de água para permitir novas ligações na Rua Maranhão, com acesso pelo Anel Viário, no Bairro Popular Nova.
“Em atendimento a pedidos da comunidade, visitamos o local e verificamos que oito famílias residentes no trecho, não tem acesso a água tratada em seus imóveis, pelo fato de não contar com rede distribuidora. Isso é um direito fundamental para manutenção da dignidade do ser humano”, justificou.
TAXA DO LIXO
O vereador voltou a pedir informações ao Poder Executivo corumbaense em relação à Taxa de Resíduos Sólidos (TRS). Dessa vez, ele pediu informações ao prefeito Marcelo Iunes sobre a previsão de arrecadação anual desde a sua instituição, e quais foram os valores arrecadados com a cobrança da taxa, em 2023.
PASSARELA
Já ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Luiz Fernando Moreira, Chicão reivindicou a reforma da passarela existente na Avenida Brandão Junior, entre a Igreja São Pedro e a CEMEI Parteira Valódia Serra, no Bairro Cervejaria. Disse que o serviço se faz necessário, pelo fato de que a laje da passarela desabou, impedindo o trânsito de pedestres no local.