PMC

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou na semana passada o trabalho de busca ativa e cadastramento dos moradores em situação de rua na cidade. A ação é realizada no período diurno, noturno e finais de semanas pela equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). O objetivo do cadastramento é a elaboração de Políticas Públicas para esta população.

 

“Estamos fazendo esse levantamento para que possamos, em seguida, definir quais políticas públicas podemos adotar para atender cada uma dessas pessoas da melhor forma possível”, explicou o coordenador do Centro POP, Iber Mosciaro Gomes. E para que esses dados sejam coletados, a abordagem é feita de forma diferenciada.

 

“Grande parte das pessoas em situação de rua aqui em Corumbá são usuárias de álcool ou drogas. Por isso essa conversa precisa ser feita de forma humanizada, com bastante paciência e atenção para cada pessoa”, completou Iber. Acadêmicos do curso de Assistência Social da Unopar auxiliam no acolhimento.

 

“Esse apoio para nós é fundamental, pois aumenta nossa capacidade de atendimento ao mesmo tempo em que transmite conhecimento para esses acadêmicos e futuros profissionais”, finalizou o coordenador do Centro POP. O trabalho começou na semana passada e deve ser concluído até a próxima sexta-feira, dia 31.

 

Durante o dia, o atendimento é feito no Centro POP, na rua Cuiabá, nº 1252, entre a 15 de Novembro e Sete de Setembro, no centro da cidade, das 07h30 às 11h30 e 13h30 às 21h, de segunda a sexta-feira. A unidade possuiu uma equipe multidisciplinar especializada para o atendimento.

 

Atualmente trabalham na unidade educadores sociais, assistentes sociais, psicólogos e instrutor de artesanato.

Por corumbaonline