No dia 20 de março, o Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN) integrou a inspeção realizada pela Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis de Mato Grosso do Sul (CESPORTOS/MS) no Terminal de Uso Privado (TUP) Itahum Export, pertencente ao Grupo FV Cereais. A ação teve como objetivo avaliar as instalações portuárias e verificar a conformidade com as normas internacionais de segurança.

    Além da Marinha do Brasil (MB), participaram representantes da Polícia Federal, Receita Federal, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e Polícia Militar, esta última representando a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado de MS. O TUP Itahum Export também esteve representado durante as atividades.

    Ao longo do dia, foram realizadas reuniões e vistorias para analisar a adequação do Plano de Segurança Portuária (PSP) e do Estudo de Avaliação de Riscos (EAR) às normas do Código Internacional para a Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code). A inspeção abrangeu o perímetro portuário, área de atracação de barcaças, cabeços, sistemas de controle de acesso (como catracas e detector de metais), sala de monitoramento por CFTV, procedimentos de fiscalização de pessoas e veículos, além da infraestrutura de Tecnologia da Informação e câmeras de vigilância.

    Pela MB, participaram o Agente Fluvial de Porto Murtinho, Capitão-Tenente (AA) Clayton B. Silva da Rosa, representando o Capitão dos Portos do Pantanal; e o Encarregado da Seção de Inteligência Marítima, Capitão de Corveta Richard de Araujo Sarmento, que destacou a importância da iniciativa. “A ação fortalece as atividades portuárias e contribui diretamente para a Segurança Marítima regional. Com o projeto de concessão da Hidrovia do Rio Paraguai em andamento, é essencial que os terminais de Mato Grosso do Sul estejam alinhados aos padrões internacionais”.

Por Assessoria de Comunicação