O Congresso Sul-Mato-Grossense sobre Violências no Trabalho – Enfrentamento e Superação será realizado em Corumbá, nos dias 12 e 13 de novembro. Palestras, minicursos, exposição de trabalhos e lançamento de livros fazem parte do evento que reunirá especialistas de todo o país na cidade branca.
Com o objetivo de discutir as diversas formas de violência relacionadas ao mundo do trabalho e as possibilidades de atuação em diferentes frentes e áreas, o evento abordará cientificamente questões relacionadas ao assédio moral, assédio sexual, discriminações de gênero, violência organizacional, trabalho infantil e trabalho escravo. O objetivo é multiplicar o conhecimento e intensificar a atuação de profissionais em defesa da saúde e dos direitos humanos e sociais.
A abertura do congresso está prevista para segunda-feira (12), às 18h30, com uma apresentação cultural. Em seguida terá a conferência “Assédio moral no trabalho” com o Prof. Dr. José Roberto Montes Heloani da Unicamp.
Na terça-feira (13) a programação terá início às 8h com a mesa-redonda “Acidentes de trabalho” com as discussões entre a Prof. Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães (UCDB) e o Desembargador do Trabalho Francisco das C. Lima Filho (TRT/MS) e mediação do Juiz do Trabalho Márcio Alexandre da Silva (TRT/MS).
Haverá ainda a mesa-redonda “Trabalho infantil” com a Dra. Marinalva Cardoso Dantas (Ministério do Trabalho), a Dra. Thais Dumêt Faria (OIT) e a Prof. Dra. Claudia Araújo de Lima (UFMS), como mediadora.
Na parte da tarde, às 13h30, a Dra. Ana Magnólia Bezerra Mendes da UnB vai ministrar a conferência “Trabalhe, e cale-se! O silêncio gritante nas situações de violência”. Na sequência, terá a mesa-redonda sofre “Sofrimento psíquico, servidão e violência no trabalho” com o Desembargador do Trabalho, André Luís Moraes de Oliveira (TRT/MS) e o Dr. André Luis Vizzaccaro Amaral (UEL) e mediação do Prof. José Roberto Montes Heloani (UNICAMP).
Encerrando o congresso, o Prof. Dr. Álvaro Roberto Crespo Merlo (UFRGS) ministrará a conferência “Quando o copo transborda: suicídios no trabalho”.
Inscrições
As inscrições pode ser realizadas gratuitamente pelo portal da Fundacentro (www.fundacentro.gov.br), com uma taxa simbólica de 2 kg de alimento não perecível a ser entregue no momento do credenciamento.
Minicursos
Interessados podem participar de seis minicursos que serão realizados na manhã do dia 12/11 (segunda-feira). Para se inscrever é necessário acessar o site da Fundacentro (www.fundacentro.gov.br). São 30 vagas para cada minicurso.
Local
O Congresso acontece no Anfiteatro Salomão Baruki, Campus Pantanal da UFMS. Outras informações – 67-3234-6891 ou 3234-6804.
Realização
O Congresso Sul-Mato-Grossense sobre Violências no Trabalho é realizado pelo TRT/MS, por meio do Programa Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho, pela UFMS, Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul e Laboratório de Saúde Mental do Trabalhador, com o apoio do Ministério do Trabalho, Fundacentro, OAB/MS Subseção Corumbá, Cerest e Vetorial.
