Aliando as belezas naturais do Pantanal e o empreendedorismo do trade com o planejamento e investimentos públicos do Município, Estado e do Governo Federal Corumbá se consolida como um dos principais destinos do Centro-Oeste brasileiro.
“Nossa cidade foi uma das pioneiras na questão da pesca esportiva do Brasil. Hoje, esse segmento é consolidado e, depois da pandemia, tem trabalhado praticamente com mais de 90% da sua capacidade de lotação. Por isso, nosso objetivo é estimular também o turismo contemplativo e de negócios”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.
Para isso, o município tem investido em obras estruturantes em todas as regiões da cidade. “É claro que o turista busca um local para se divertir, para descansar, para passear com a família, mas ele também pensa se essa cidade tem um hospital, caso ele precise; se o acesso é fácil, se existe risco de alagamento, entre outras coisas”, prosseguiu o chefe do Executivo municipal.
“Quando nós investimos em drenagem, em pavimentação, na requalificação das vias mais antigas, estamos pensando primeiro em quem mora aqui, mas isso acaba refletindo em toda a imagem da cidade. Ter um Pronto Socorro novo, moderno, com certeza ajuda nesse processo”, completou o prefeito.
Parque aquático
Além disso, o Executivo tem investido nas festas mais tradicionais da cidade e que nos últimos anos tornaram-se também propulsores da economia local. O Carnaval e o São João de Corumbá são manifestações culturais com reconhecimento nacional e que atraem milhares de turistas todos os anos.
O Festival Internacional de Pesca Esportiva do Pantanal (FIPEC) e o Eco Pantanal Extremo, que em 2023 será realizado em dezembro, também atraem um público diferente para a região, bem como Festival América do Sul, promovido pelo Governo do Estado e que, por quase sete dias, transforma Corumbá no coração da América Latina.
Outra novidade que em breve deve fomentar ainda mais o turismo local são os freeshops. Três estabelecimentos deste tipo, que venderão produtos importados com preços mais acessíveis, serão inaugurados no município. Além disso, ainda no primeiro semestre de 2024, o Clube Candeias vai inaugurar seu parque aquático, situado dentro do Hotel Gold Fish.
“Devemos fechar o ano de 2023 com recorde de visitantes. E a expectativa para o ano que vem é ainda melhor, com mais opções de entretenimento e com as principais festas culturais já asseguradas”, afirmou o diretora-presidente da Fundação de Turismo, Elisângela Sienna.
Movimento recorde
Levantamento feito pelo Observatório da Fundação de Turismo do Pantanal aponta que em 2022 a cidade recebeu mais de 29,8 mil turistas, entre janeiro e dezembro. Neste ano, só até o final de agosto, já são mais de 33,4 mil turistas que passaram por Corumbá. “São números que mostram como a região tem avançado e se diversificado em seus atrativos”, avaliou Elisângela.
Conforme o CADASTUR (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), Corumbá possuiu 14 hotéis, 22 agências de turismo e 35 hotéis, pousadas ou balneários. Barcos-hotéis, onde os visitantes conseguem aproveitar toda beleza do Pantanal sem abrir mão do conforte, são 24 embarcações e 85 restaurantes, bares, cafeterias ou similares.
“Corumbá tem total capacidade de receber muito bem qualquer tipo de turista. E com a expectativa de novos investimentos no aeroporto internacional, estamos otimistas de que 2023 será um ano recorde para o turismo corumbaense”, finalizou a diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal.