A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com apoio da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realiza nesta quinta e sexta-feira, 23 e 24 de outubro de 2025, o Seminário de Modalidades Paralímpicas, no Campus Pantanal da UFMS.
Com carga horária total de 16 horas, o evento tem como objetivo promover a inclusão e ampliar o conhecimento sobre práticas esportivas paralímpicas no ambiente escolar, oferecendo formação continuada aos professores da Rede Municipal de Ensino de Corumbá (REME). Ao todo, 120 professores de Educação Física participam do seminário.
A programação começou na quinta-feira (23) com a solenidade de abertura e uma apresentação sobre os programas e projetos do Comitê Paralímpico Brasileiro, conduzida pelo professor David Farias Costa.
Em seguida, os participantes acompanharam a aula “Educação Física Escolar para estudantes com TEA”, ministrada pelo professor André Schliemann, e, no período da tarde, o tema “Educação Física Escolar para estudantes com Síndrome de Down”, com o professor Fabio Bertapelli.
Nesta sexta-feira (24), o seminário é dedicado às modalidades paralímpicas, com aulas teóricas pela manhã e práticas à tarde. O professor Walas Viana ministra Bocha, o professor Danilo Novaes conduz o Vôlei Sentado, e o professor Ricardo Aparecido de Oliveira encerra o evento com o Goalball — proporcionando aos participantes uma imersão completa nas modalidades e nas metodologias de ensino inclusivo.
Antes do evento presencial, os inscritos concluíram três cursos online oferecidos pelo CPB: Movimento Paralímpico: Fundamentos Básicos do Esporte; Educação Física e Esporte para Estudantes com Síndrome de Down e Educação Física Escolar e Autismo: Estratégias e Inclusão
O Seminário de Modalidades Paralímpicas é um importante espaço de aprendizagem, troca de experiências e fortalecimento das práticas inclusivas no cotidiano escolar.

