O Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino foi celebrado na noite de ontem, terça-feira, 25, na Câmara Municipal de Corumbá, com uma homenagem à comunidade radicada na cidade, oportunidade em que reforçou os laços de amizades entre os dois povos que convivem em perfeita harmonia na região pantaneira.

O ato foi uma iniciativa conjunta da Câmara com a Sociedade Árabe Palestino-Brasileira de Corumbá e do Comitê 29 de Novembro de Solidariedade ao Povo Palestino Jadallad Safa, como forma de homenagear pessoas por serviços prestados à comunidade local.

Na oportunidade foram homenageados Valmir Batista Corrêa, Antar Mohamad Suleiman, Adnan Haymour, Najeh Abdel Hamid Mohd Mustafa, Yehya Muhd Omar Said, Ahmad Schabib e Omar Fares, indicados pela própria Sociedade Árabe Palestino-Brasileira de Corumbá, assinadas pelos vereadores Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), presidente; Alexandre Vasconcellos, primeiro vice-presidente; Yussef Salla, segundo vice-presidente; Genilson José, primeiro secretário, e Matheus Cazarin, segundo secretário.

Também foram homenageados o ex-prefeito Marcelo Aguilar Iunes, o vereador Roberto Gomes Façanha, Samir Garib, Sadik Ady, Hyan Safa, Zacarias Omar e Mustafa Abdel Hafiz Ahmmed, indicados pelo vereador Samyr Sadeq Ramunieh. Todas as personalidades tiveram seus nomes aprovados por unanimidade pelos vereadores e vereadoras corumbaenses.

A cerimônia marcou também uma homenagem à jornalista Sylma Lima pelos 22 anos do portal de notícias Capital do Pantanal , divulgando Corumbá, Ladário, a fronteira e o Pantanal para o planeta. A iniciativa da homenagem foi do vereador Roberto Façanha.

O ato foi dirigido pelo presidente Bira que teve ao seu lado na Mesa Diretora o primeiro vice-presidente Alexandre Vasconcellos; o primeiro secretário Genilson José; Monder Safa, presidente da Sociedade Árabe-Palestina Brasileira, e Ahmad Schabib, coordenador do Comitê 29 de Novembro de Solidariedade ao Povo Palestino Jadallad Safa.

DÉCADAS DE SOFRIMENTO

Durante a cerimônia, Monder Safa fez uso da palavra e fez um agradecimento especial à Câmara de Vereadores que, junto com a Prefeitura Municipal, que sempre estão “solidários à causa Palestina, que sempre precisa de atos de solidariedade como este”.

Tanto Monder quanto Adnan Haymour, que leu um texto de Ahmad Schabib, fizeram um relato do sofrimento do povo palestino nos últimos 78 anos, culminando com a guerra na Faixa de Gaza, com a morte de milhares de palestinos, inclusive crianças, e destruição de cerca de 80 por cento de suas edificações, inclusive igrejas, escolas e hospitais.

O vereador Samyr Sadeq disse que é uma situação revoltante a guerra na Faixa de Gaza, e que “só os palestinos sabem e sentem na pele, o que estão passando”. Pediu a Deus que olhe por “todas as famílias palestinas” que se trata de um povo unido, que luta com suas forças por um Estado livre.
Bira, além de pedir paz, afirmou que o palestino é um povo irmão que, em Corumbá, “tem contribuído bastante para o seu desenvolvimento. Infelizmente nós não temos o condão de promover a paz em Gaza, mas que, pelo menos em Corumbá, vocês se sentem em casa, como no Brasil de uma forma geral”, ressaltou, lembrando outras comunidades que convivem de forma harmônica, como os bolivianos, paraguaios, e muitos outros.

A DATA

O Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino foi instituído em 1977 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para lembrar o aniversário da Resolução 181 da Assembleia Geral das Nações Unidas, de 29 de novembro de 1947, que aprovou o Plano de Partição da Palestina, que consistia na divisão da área do Mandato Britânico da Palestina em dois estados: um judeu e outro árabe.

A data possui extrema relevância para o direito e a autodeterminação dos palestinos, na busca pelo fortalecimento da memória sobre a população, e o compromisso de solidariedade assumido pela ONU. É um dia carregado de memórias e significados para toda a comunidade internacional que entende a luta palestina em relação à questão transfronteiriça.

Por Assessoria de Comunicação da Câmara