União entre os poderes executivo e legislativo, deixando de lado as questões partidárias, é o que propôs o prefeito eleito Gabriel Alves de Oliveira, pensando em dias melhores para Corumbá, para a população corumbaense.
Esse foi um dos principais assuntos focados na reunião da tarde de ontem, entre Gabriel e a prefeita eleita Bia Cavassa, com os vereadores atuais e os eleitos para a próxima legislatura que se inicia em 1º de janeiro de 2025. O encontro aconteceu no plenário da Câmara e contou também com a presença do deputado estadual corumbaense Paulo Duarte.
“União pela cidade. É isso que eu peço para todos vocês”, disse, se dirigindo a todos vereadores presentes, atuais e os novos eleitos em outubro. “A gente sabe que cobranças vão existir, tanto para nós quanto para vocês, no dia a dia. Eu fui vereador, sei o que é ser vereador. Então vamos trabalhar juntos para buscar melhorias em parceria com o Governo do Estado, com o nosso deputado Paulo Duarte, e com todos que estejam dispostos a contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade”, enfatizou
Gabriel fez um agradecimento à sua vice-prefeita eleita, Beatriz Cavassa (Bia), ao deputado estadual Paulo Duarte, representante pantaneiro, bem como ao presidente da Câmara, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira) e demais vereadores presentes, inclusive os novos eleitos em outubro.
Destacou que foi uma visita de cortesia, “um retorno à casa para rever amigos, e fortalecer as parcerias para administrar Corumbá a partir de 2025”, e que quer contar com o “apoio da Câmara de Vereadores nas ações que vamos executar durante a administração do Município”.
PARCERIA IMPORTANTE
Foi categórico ao afirmar que “a parceria com a Câmara é muito importante para uma boa administração, para que possamos buscar soluções para os nossos problemas”.
E essa parceria, conforme o novo prefeito, precisa ser estabelecida com todos os integrantes da Casa de Leis, com os atuais vereadores, com os recém-eleitos, e com os que não se reelegeram. Disse isso se referindo ao fato de, nesse período de transição, realizar ajustes na máquina administrativa, cuja proposta deverá ser encaminhada no início de dezembro à Câmara, para tramitação e aprovação do Orçamento de 2025, já com a nova estrutura organizacional.
Gabriel fez questão ainda, em público, agradecer o apoio do deputado Paulo Duarte que tem sido muito importante. “O gabinete dele em Campo Grande tem sido o nosso escritório, e o Paulo, com a experiência, com os contatos que tem, já foi prefeito, já foi secretário de estado, está nos abrindo muitas portas na Capital. Ele tem sido um parceiro de Corumbá, a nossa voz lá”, reforçou para, em seguida, lembrar que novidades serão anunciadas nos próximos dias em relação ao Carnaval, à Saúde, infraestrutura, enfim, por Corumbá, pela população.
EXPECTATIVA POSITIVA
Bira, por sua vez, ressaltou que a expectativa é bastante positiva. “A gente sabe, com o deputado Paulo colocou, que vamos enfrentar dificuldades. Isso é natural, mas que serão enfrentadas. Nada muda do dia para a noite, mas o Gabriel tem legitimidade para fazer as mudanças e os ajustes necessários. Uma legitimidade de quem foi eleito com 56% dos votos dos eleitores corumbaenses”, acentuou lembrando que a parceria entre os poderes é importante sempre pensando em “dias melhores pra Corumbá”.
Bia Cavassa também destacou a importância da reunião, fez um agradecimento aos atuais vereadores, aos novos eleitos, em especial às duas vereadoras Nanáh Cordeiro e Hanna Santana que assume dia 1º de janeiro, lembrando que “ainda somos minoria, mas estamos aqui para colaborar e somar com todos vocês dando a nossa parcela de contribuição para melhoria do nosso município”.
O deputado Paulo Duarte também destacou a necessidade de união por Corumbá. Foi taxativo ao afirmar que “brigas políticas, questões partidárias”, devem ficar restritas ao período eleitoral. Como exemplo, citou as disputas com Gabriel nas eleições de 2020, para prefeito, e 2022, para deputado estadual e que, agora, fez parte do grupo encabeçado pelo prefeito eleito, mostrando que é possível o consenso quando os mesmos objetivos são em favor da cidade, da população “para Corumbá retomar seu desenvolvimento”.
“Corumbá tem novamente a grande oportunidade de buscar um novo caminho, de prosperidade e recuperar a credibilidade e a autoestima em torno do seu protagonismo”, acrescentou.
Destacou que é preciso ainda criar um ambiente favorável às empresas, atrair investimentos, gerar riquezas e empregos, sempre respeitando o meio ambiente, o Pantanal, propondo o envolvimento de todos para, junto ao Governo Federal, tratar de questões ambientalistas, entre elas, a viabilização da hidrovia do Rio Paraguai, com dragagem de trechos assoreados, para escoamento da produção mineral, principalmente, uma necessidade para movimentar a economia local.