Corumbá conquistou posições de destaque na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2025, iniciativa do Ministério Público do Trabalho que reconhece produções artísticas de estudantes da rede pública sobre o combate ao trabalho infantil e a conscientização sobre os direitos de crianças e adolescentes. A Rede Municipal de Ensino (REME) obteve duas premiações estaduais e cinco reconhecimentos na fase municipal.

A estudante Ysis Beatriz Pae, da Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues, conquistou o 1º lugar estadual na Categoria Música (Grupo 1), com a obra “Sonhando acordada”. Já Mirian Vitória Paes da Silva, da mesma escola, alcançou o 3º lugar estadual na Categoria Poesia (Grupo 1), com a produção “Resgatando sonhos, garantindo direitos”.

Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora Estadual, composta por especialistas indicados pelo MPT-MS. A etapa estadual selecionou as melhores produções em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho, divididas em dois grupos. O Grupo 1 reuniu estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, que abordaram o tema trabalho infantil. O Grupo 2 contou com estudantes do 6º e 7º anos, que trataram da profissionalização dos adolescentes.

No total, 8.771 inscrições foram recebidas na fase municipal, com participação de escolas de 12 cidades sul-mato-grossenses, incluindo Corumbá. Apenas os primeiros colocados de cada categoria por secretaria de educação avançaram à etapa estadual.

Corumbá também se destacou na etapa municipal, com os seguintes vencedores:

  • Enzo Gabriel Barbosa da Silva, da Escola Municipal Barão do Rio Branco – 1º Lugar na Categoria Conto (Grupo 1), com “Brincadeira é coisa séria!”
  • Mirian Vitória Paes da Silva, da Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues – 1º Lugar na Categoria Poesia (Grupo 1), com “Resgatando sonhos, garantindo direitos”
  • Arior Rondon da Silva, da Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo São Lourenço e Extensões – 1º Lugar na Categoria Conto (Grupo 1), com “A lição de um garoto”
  • Ysis Beatriz Pae, da Escola Municipal de Educação Integral Luiz Feitosa Rodrigues e Extensões – 1º Lugar na Categoria Música (Grupo 1), com “Sonhando acordada”
  • Isabella Cristinye da Cruz Navarro, da Escola Municipal Almirante Tamandaré – 1º Lugar na Categoria Conto (Grupo 2), com “Mariana em busca dos seus sonhos”

A secretária de Educação, Mabel Sahib, comentou os resultados: Esses resultados confirmam que a Reme Corumbá segue acumulando prêmios importantes, fruto do empenho de professores, gestores, corpo técnico, estudantes e pais. Estamos incentivando cada vez mais a participação das unidades escolares em premiações, como forma de enaltecer o trabalho realizado e promover as ações e projetos de grande relevância em nossa rede.”

A cerimônia de premiação da etapa estadual ocorrerá no dia 10 de outubro, na sede do MPT-MS, em Campo Grande. Os primeiros colocados de cada categoria representarão Mato Grosso do Sul na fase nacional do Prêmio MPT na Escola, que contará com participantes de todo o país. As datas de divulgação dos resultados nacionais e da premiação ainda serão informadas.

Estudantes de Ladário também se destacaram na premiação, com o 1º lugar na Categoria Conto (Grupo 1) e o 2º lugar na Categoria Poesia (Grupo 1).

Por Da Redação