O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) inicia nesta quinta-feira, 16, a série de reportagens ‘Ciência em Campo’, sobre os projetos de extensão que serão apresentados no Festival Iguassu Inova, evento a ser realizado em Foz do Iguaçu (PR) entre os dias 22 e 25 de outubro. Na ocasião, serão apresentados os primeiros resultados das 210 ações financiadas pela Itaipu Binacional com enfoque em ações de sustentabilidade territorial.

A delegação do IFMS, formada por mais de 40 participantes, entre docentes e estudantes, apresentará nove projetos.

pró-reitor de Extensão do IFMS, Anderson Corrêa, destaca que a instituição tem ampliado de forma expressiva sua atuação em projetos de extensão voltados à sustentabilidade e ao desenvolvimento territorial.

“A participação de diversos campi no Programa de Extensão para Sustentabilidade Territorial reforça o compromisso do IFMS com ações que unem ciência, tecnologia e cidadania. Essa parceria com a Itaipu Binacional demonstra o papel estratégico da extensão no Instituto Federal – um espaço de diálogo entre saberes, de integração entre ensino, pesquisa e extensão, e de construção coletiva de soluções para os desafios socioambientais do nosso estado”, ressalta.

Educação Sustentável – Dois projetos do IFMS que serão apresentados no Festival Iguassu Inova mostram como é possível inovar na aprendizagem com ações como reciclagem, economia circular e educação ambiental.

Um deles é o ‘Imprimindo Sustentabilidade na Educação’, desenvolvido no Campus Dourados, que visa produzir materiais didáticos a partir da transformação de garrafas PET em filamentos para impressoras 3D.

Sob a coordenação do professor de Física Rafael Mendonça dos Santos, os estudantes Caio Augusto Minotti, Lenny Rodrigues Brandão e Luna Manoely Almeida Mourgenroth construíram uma máquina extrusora para derreter o plástico e convertê-lo em material reaproveitável.

Inicialmente, o grupo coletou e higienizou 720 garrafas PET, que foram processadas e armazenadas para a próxima etapa do projeto, que prevê a produção dos filamentos reciclados. Parte dos materiais didáticos – como maquetes do relevo brasileiro, modelos de grafite e peças de Lego – já foi entregue a uma escola municipal de Dourados.

“Eu não tinha noção de quanto de garrafa PET é desperdiçada no meio ambiente”, relata o estudante Lenny. “Aprendi sobre a importância da reciclagem e o impacto que a impressão 3D pode ter no ensino. Foi muito gratificante ver a reação dos professores ao receberem o material que produzimos”, completa.


Projeto de Naviraí iclui oficinas sobre reaproveitamento de resíduos em escolas – Foto: Campus Naviraí

Economia Sustentável – O projeto ‘Transformação Sustentável: economia criativa e reaproveitamento de resíduos para fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida’, desenvolvido no Campus Naviraí também marcará presença no Festival Iguassu Inova.

A proposta é reduzir resíduos e estimular práticas de economia circular a partir de ações como compostagem, reaproveitamento de óleo para produção de sabão e oficinas de aproveitamento integral de alimentos.

Coordenados pelo professor de Agronomia Leandro Martins Ferreira, os estudantes Arthur Gomes Oliveira, Luís Fernando Rosa e Luara Beatriz Alves Carvalho, realizaram atividades de extensão com a comunidade local para conscientizá-la sobre a importância do reaproveitamento.

As ações envolveram oficinas práticas e atividades educativas oferecidas dentro e fora do campus.

“Foi uma experiência muito proveitosa para todos nós, especialmente para os estudantes, que puderam sair do meio acadêmico e compartilhar o que aprendem com a comunidade”, destaca o docente.

Seleção Itaipu Binacional – O IFMS foi uma das instituições contempladas na seleção do Programa para Sustentabilidade Territorial, promovido pela Itaipu Binacional, que engloba o estado do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, foram concedidas mil bolsas para graduandos e professores. Os valores mensais das bolsas, com vigência de um ano, são de R$ 1.400 para coordenadores e R$ 700 para acadêmicos.

Os projetos do IFMS aprovados são desenvolvidos nos campi Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã, com temas que envolvem piscicultura, agricultura familiar, manejo sustentável, hidroponia, reciclagem e prevenção da poluição.

“Por meio de iniciativas como automação de tanques para piscicultura com tecnologia IoT, hidroponia de baixo custo para a agricultura familiar e projetos de educação ambiental e reaproveitamento de resíduos, o IFMS reafirma sua missão de promover inovação e transformação social nos territórios onde atua. Esses projetos fortalecem a agricultura familiar, estimulam o uso consciente dos recursos naturais e geram impactos diretos na qualidade de vida das comunidades”, enfatiza o pró-reitor de Extensão.

Além do IFMS, participaram do edital a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), além de 12 instituições de ensino superior do Paraná.

Os projetos priorizam os eixos de educação ambiental, agricultura familiar, energias alternativas, piscicultura, comunidades indígenas, gestão de resíduos sólidos e saneamento rural e urbano, fortalecendo a integração entre ensino, extensão e inovação científica.

A iniciativa busca contribuir para a comunidade e fortalecer a relação entre as instituições de ensino e a sociedade, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Projetos Financiados pela Itaipu Binacional

Título Campus Coordenador(a)
Inovação na tilapicultura sem emissão de efluentes: biotecnologia, energia solar e tanques de geomembrana como possibilidades para a agricultura familiar Coxim Odair Diemer
Imprimindo sustentabilidade na educação Dourados Rafael Mendonça dos Santos
Conscientização e prevenção da contaminação do lençol freático por fossas negras nos centros urbanos da Serra da Bodoquena e da região sul do Mato Grosso do Sul Jardim Hedmun Matias da Cruz
Análise socioambiental do Planalto da Bodoquena e da Região Sul de Mato Grosso do Sul Moacir Juliani
Manejo sustentável da mandioca: capacitação, pesquisa e controle de doenças para fortalecimento da agricultura familiar Naviraí Cristiana Maia de Oliveira
Transformação sustentável: economia criativa e reaproveitamento de resíduos para fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida Leandro Martins Ferreira
Hidroponia de baixo custo para agricultura familiar Daniel Zimmermann Mesquita
Fortalecimento da agricultura familiar sustentável em Nova Andradina-MS Nova Andradina Élcio Ferreira dos Santos
Automação e monitoramento de tanques elevados para criação de peixes com tecnologias IoT Ponta Porã Celso Costa

 

Por Assessoria de Comunicação