Estudantes dos ensinos fundamental II, médio e técnico integrado, de escolas públicas e privadas da região de Corumbá, além de ex-alunos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), têm até o dia 18 de agosto para inscrever seus projetos nas Feiras de Ciência e Tecnologia 2025. O evento faz parte da tradicional Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, que neste ano aborda o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
As Feiras serão realizadas entre o fim de setembro e início de outubro nos campi de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo orientador do projeto, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS. Após o cadastro, cada autor receberá por e-mail uma chave de acesso à Área do Participante, onde será possível submeter o trabalho.
No ato da inscrição, é obrigatório o envio do Resumo Expandido do projeto, conforme os modelos disponibilizados no Edital nº 052/2025, publicado na Central de Seleção do IFMS. Cada trabalho deve contar com pelo menos um orientador e um estudante. O número máximo permitido é de um orientador, um coorientador e cinco estudantes para o ensino fundamental, ou quatro estudantes para o ensino médio e técnico integrado. O orientador precisa ter vínculo com alguma instituição de ensino ou pesquisa, e a escola do estudante deve estar localizada na área de abrangência do campus escolhido para a submissão.
Os projetos devem estar inseridos em uma das seguintes áreas: Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística e Artes; Ciências Agrárias e Engenharias; ou Multidisciplinar. Todos os autores receberão certificado de participação, e os melhores trabalhos serão premiados. Além disso, os projetos de destaque poderão ser classificados para outras feiras científicas, como a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS) e a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
A organização das Feiras é coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi), em parceria com os dez campi do IFMS. Mais informações podem ser obtidas diretamente pelo e-mail dippg@ifms.edu.br .
