Retomada após a pandemia, a tradicional Feira Agropecuária do Pantanal (Feapan) foi um sucesso de público (20 mil pessoas em três dias de shows e rodeios, segundo a organização) e bons negócios nos leilões e comercialização nos estandes e praça de alimentação, movimentando a economia de Corumbá de 7 a 9 deste mês. No dia 10, o evento de encerramento reuniu a classe produtora no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros.

“A Feapan retorna com toda força, mostrando a pujança da nossa pecuária desenvolvida há mais de 200 anos por aqueles pantaneiros que respeitam o meio ambiente, geram empregos e contribuem para a economia do Estado e da nossa cidade”, disse o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Gilson de Barros. “O sucesso da feira se deve, em grande parte, aos nossos parceiros, o Governo do Estado, a Famasul, o Senar e empresas da cidade”, completou.

Os dois leilões (touro nelore e gado de corte) realizados no parque, com total liquidez dos animais, somaram R$ 5 milhões, com médias acima dos valores praticados no mercado. O volume dos negócios alcançado nas vendas de maquinários agrícolas, veículos e outros ainda não foi contabilizado, mas superou as expectativas. A praça de alimentação, com a presença de grandes e pequenos comerciantes, também atraiu centenas de pessoas nos três dias.

Novo tatersal

Durante o encerramento da feira, o presidente do Sindicato Rural de Corumbá fez um balanço positivo do evento, destacando os investimentos (R$ 900 mil) do Governo do Estado na construção do novo tatersal do parque de exposição – um espaço amplo, com capacidade para 400 pessoas e ambiente climatizado. “Este espaço multiuso não é apenas do produtor rural, mas da nossa cidade. Aqui podem ser realizados grandes eventos”, citou Gilson de Barros.

Ao agradecer o apoio de todos os parceiros, em especial o governador Eduardo Riedel, o dirigente ruralista chamou à frente do palco os membros das comissões organizadora da feira e da licitação da obra do tatersal, que são os seguintes: Stefano Retori, Carlos Leite Junior, Gabriel Costa Marques, Pedro Paulo Marinho, Alberto Marinho, Fábio Haddad Morinigo, Wilson Cavalcanti, Luciano Leite, Neto Aguilar, Sérgio Baruki e Jackson Araujo Sarmento.

Na ocasião, foi anunciado pelo presidente do Sindicato Rural de Corumbá a formação de uma escola de aprendizes em prova de tambor, uma das modalidades dentre os diferentes esportes equestres, que funcionará no Parque de Exposição Belmiro Maciel de Barros. Destinada a adultos e crianças, a escola será ministrada pela professora Gabriela Jafet Cestari, com formação na área. A prova de tambor é uma das mais populares dentre as competições equestres.

Por Silvio Andrade - lugares.eco