As festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, prometem aquecer a economia de Mato Grosso do Sul com uma movimentação estimada de R$ 1,27 bilhão. Esse valor inclui R$ 837 milhões relacionados ao Natal – sendo R$ 414,8 milhões para presentes e R$ 422,6 milhões para comemorações – e R$ 434 milhões no Ano Novo, representando um aumento expressivo em relação ao ano anterior. Os dados são da pesquisa sazonal do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), realizada em parceria com o Sebrae/MS.
De acordo com a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, o cenário é otimista. “O consumidor sul-mato-grossense está mais propenso a celebrar, e isso reflete diretamente na economia. É o momento oportuno para o comércio se preparar, atender bem e aproveitar o movimento gerado pelas festas de fim de ano. O gasto médio com presentes de Natal está em R$ 456, e o das comemorações em R$ 340, valores significativos que impulsionam nossa economia”, diz.
Ano Novo: celebração e oportunidades – As comemorações de Ano Novo também têm grande impacto na economia do Estado, com 83% da população disposta a celebrar a data, especialmente com a família e amigos próximos(80,98%). O gasto médio projetado para essas celebrações é de R$ 348, sendo os maiores valores registrados nos municípios de Três Lagoas (R$ 515,07), Coxim (R$ 443,92) e Campo Grande (R$ 332,10).
Apoio ao empresário local – De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, as festas de fim de ano são um momento mágico, repleto de oportunidades para o comércio. “Este período é ideal para fidelizar clientes e fortalecer a economia local. Investir em boas experiências presenciais, descontos para pagamentos à vista e estratégias criativas nas redes sociais pode ser a chave para atrair mais consumidores”, diz.
Com 87% dos consumidores preferindo compras presenciais, mas também atentos ao mercado online, os empresários devem se preparar para atender ambos os públicos. Promoções personalizadas, como descontos progressivos e combos, também são estratégias recomendadas para itens mais procurados, como roupas, calçados e brinquedos.
“Com 37% dos consumidores presenteando filhos e enteados, e considerando que os produtos mais procurados são as roupas, calçados e brinquedos, dê destaque a eles e invista em combos ou descontos progressivos. Aposte também nas redes sociais, mostre os bastidores da loja, conte histórias por trás dos produtos, apresente dicas de presentes e crie desafios ou sorteios temáticos de Natal e de Ano Novo para engajar os clientes e atrair mais movimento”, conclui o analista.
A pesquisa entrevistou 1.931 pessoas em 8 municípios do Estado entre os dias 04 e 12 de novembro, com nível de confiança de 95% e margem de erro entre 5% e 6%.