Sancionada no último dia 21 de novembro, a Lei 2.955 que institui o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá (FIPEC), no Calendário Oficial de Eventos de Corumbá, a ser comemorado sempre no mês de marco, como forma de promover e fomentar a cultura da pesca esportiva na região, o pesque e solte.

A proposta partiu do vereador Allex Dellas e foi aprovada por unanimidade pelos demais pares do Poder Legislativo corumbaense. Além de fomentar e promover a cultura do pesque e solte, será uma forma também de divulgar o turismo com foco nessa modalidade esportiva; além de ser um incremento à geração de negócios e troca de experiências entre profissionais de toda a cadeia do segmento, empresários e consumidores que envolva todo esse ramo de pesca.

“É de enorme importância para a nossa região. Será uma forma de sensibilizar o público em geral sobre a importância do turismo com a prática do pesque e solte para a cidade e região, bem como inspirar coletivamente o interesse e a difusão da pesca regional de Corumbá e Mato Grosso do Sul, por meio desse evento”. explicou.

As ações destinadas a efetivar o que está previsto na lei ficarão a cargo do Poder Público, podendo ser desenvolvidas atividades como contratação de bandas musicais, seguranças e brigadistas; veiculação de campanhas de divulgação do festival na mídia local e material gráfico; realização de eventos e atrações artístico-culturais; fornecimento de estruturas como tendas, cones para fechamento de rua, banheiros químicos, palco, dentre outros; e promoção de palestras, workshops, atividades educativas e recreativas para adultos e crianças.

PRESERVAÇÃO

Allex ressaltou ainda que, além de promover e fomentar a pesca esportiva de Corumbá, será de extrema importância para a preservação das espécies do Rio Paraguai, como principal fonte de turismo.

“Uma das maiores riquezas do Rio Paraguai é a incrível quantidade e variedade de peixes que vivem em suas águas. Peixes que servem de alimentos a outros animais como aves, répteis e alguns mamíferos. É uma das bases da cadeia alimentar. Sem peixe, a riqueza da fauna pantaneira não existiria”, celebrou.

Ele destaca que a pesca esportiva tem grande relevância na economia, sendo um dos de seus grandes pilares, uma vez que além de gerar faturamento, também gera renda e empregos formais e informais no setor.

“Entre outros fatores, nossa região tem a identidade construída pelo turismo vinculados à tradição dos povos, que ajudaram a erguer essa terra. Para além de questões históricas, a pesca esportiva também vem ganhando impulso com a importância da preservação”, celebrou.

Por Assessoria de Comunicação do Vereador