A Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Turismo, segue empenhada no levantamento e registro dos principais atrativos turísticos da Pérola do Pantanal. Como parte desse trabalho, nesta semana, a equipe da fundação visitou um dos estabelecimentos cadastrados no Cadastur do Governo Federal, que certifica empresas do setor turístico com documentação regularizada.
Nessa primeira viagem, o grupo esteve na região da Codrasa, onde visitou a Pousada Pontal. Durante a visita, os servidores foram recebidos pelos proprietários, José Petri e Norma, que apresentaram aspectos do espaço e compartilharam um pouco da culinária local, incluindo o bolinho de jacaré e o bolo de milho.
Entre os pontos observados, a equipe conheceu a piscina natural do local, que utiliza um sistema sustentável para renovação da água, evitando o uso de produtos químicos. Além disso, chamou a atenção uma cadeira artesanal produzida com pneus reciclados, feita pelo próprio proprietário. De acordo com José Petri, a confecção foi realizado visando modos de “reutilizar materiais e dar um toque especial ao espaço. As cadeiras de pneus são resistentes, confortáveis e ainda ajudam o meio ambiente”.
Cadastur
Segundo o Governo Federal (https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-prestadora-de-servico-turistico), o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, é o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico. É obrigatório para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).

Outras atividades podem ser cadastradas em caráter opcional. O cadastro permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, assim como oferece benefícios aos cadastrados.
“Com boas opções de hospedagem, receptividade calorosa e iniciativas sustentáveis, Ladário se consolida como um destino turístico de excelência no Pantanal. O público precisa conhecer nossa cidade e descobrir os encantos que estamos trabalhando para valorizar”, ressaltou Pedro Antunes, Diretor Presidente da Fundação Municipal de Turismo.
.jpg)