A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de MS (Fundect) abriu o edital do PIBIC-Fundect 2025, com a oferta de 750 bolsas – um aumento de 25 % em relação às 600 do ano passado. Este ano, o investimento total será de R$ 6,3 milhões.

O objetivo do programa é estimular o interesse científico de graduandos, a partir do aprimoramento da formação da cultura de pesquisa. Cada bolsa terá duração de 12 meses, com valor mensal de R$ 700, custeados pelo Governo do Estado.

As propostas devem ser enviadas online via SigFundect até 13 de junho, às 17h (MS). Participam IES associadas ao Crie‑MS. A seleção interna ocorre pelas instituições, e os nomes dos bolsistas devem ser registrados no sistema entre 23 de junho e 5 de setembro, com início previsto para 1º de setembro de 2025.

Como submeter

O coordenador institucional da IES deve:

  • Ser vinculado à instituição e cadastrado no SigFundect;
  • Preencher o formulário na plataforma;
  • Anexar documentos: edital interno da IES e declaração de anuência;
  • Submeter a proposta até o prazo estipulado.

Após aprovação, os bolsistas serão indicados no SigFundect e suas documentações deverão ser enviadas até 12 de setembro.

Quem pode concorrer

Estudantes de graduação com currículo Lattes atualizado, cadastro completo no SigFundect e sem outra bolsa pública, que estejam matriculados nas seguintes instituições: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Anhanguera (Uniderp), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O edital completo está disponível no site da Fundect: https://www.fundect.ms.gov.br/pibic/

Por Da Redação