A Amostragem – Opinião e Mercado divulgou, nesta quarta-feira (15), uma pesquisa trazendo dados sobre o perfil do eleitor corumbaense e sua opinião sobre a administração do governo do presidente Luiz Inácio “Lula” da Silva. A sondagem ouviu 500 pessoas, em vários bairros da cidade branca, entre os dias 6 e 10 de outubro.

A maioria das pessoas entrevistadas são mulheres, 49%, seguidas por 47% de homens e 2% de pessoas que se identificam com outros gêneros. Em relação à escolaridade, a maior parte dos eleitores possuí ensino médio completo (29%) ou ensino fundamental completo (21%). Outros, não completaram o nível médio (10%), o fundamental (17%) ou o ensino superior (6)%. Cerca de 12% do eleitorado é graduado, enquanto 4% é analfabeto e 1% não respondeu.

Fonte: Amostragem – Pesquisa e Mercado | Infográfico: Maria Eduarda Metran

Faixa etária
A pesquisa ouviu pessoas com 16 anos ou mais, faixa etária a partir da qual é possível obter o título de eleitor. Os eleitores que possuem entre 35 a 44 anos são 25% dos entrevistados, já os jovens que têm entre 16 e 24 anos são 15%. A participação dos idosos foi considerável, compreendendo a 19% do todo.

Cor
A população corumbaense é majoritariamente parda, conforme dados do Censo 2022. O perfil dos entrevistados pela Amostragem segue a tendência e registra maioria parda (52%), seguido pelo mesmo percentual de brancos (19%) e pretos (19%). Amarelos e indígenas somam 6% dos eleitores e 1% não sabe responder.

Religião
O cenário cultural de Corumbá é marcado por diversas expressões de fé, mas as maiores tradições como o Arraial do Banho de São João mantêm diretamente relação com o catolicismo. Assim, os entrevistados assumem que são, em sua maioria, católicos (57%). Ainda dentro do cristianismo, os evangélicos são 30% e os espíritas 5%. As religiões de matrizes africanas, que podem ou não ser cristãs, são seguidas por 3% dos eleitores. Islâmicos e judaicos somam 2%, enquanto 1% é agnóstico e 2% não responderam.

Renda
Grande parte do público votante, 30%, ganha mensalmente o valor correspondente a um salário comercial, pouco mais de R$1.800,00. O percentual de desempregados é de 15%; apenas 3% dos entrevistados recebem acima de dez salários mínimos por mês.

Opinião

A margem de erro é de 2 p.p para mais ou para menos e a confiança de 95%.

Para a maior parte dos entrevistados, o mandatário do executivo nacional faz uma administração regular (30%), ou seja, mediana. O percentual de pessoas que não responderam ou souberam opinar sobre o governo do presidente “Lula” é de 10%.

Apesar de 21% dos entrevistados considerarem o atual governo federal péssimo, 22% o qualificam como bom. As ações da gestão ainda não agradaram alguns eleitores que a qualifica como ruim (9%), mas ainda há pessoas que a percebe como ótima (8%).

Por Maria Eduarda Metran