Neste fim de semana, 5.008 candidatos farão a prova do Exame de Seleção 2026, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Insituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O número de inscritos é o maior registrado na história da instituição.
A lista final de inscrições homologadas, os locais de prova, os nomes dos candidatos que terão atendimento diferenciado e daqueles que não precisarão fazer a prova, porque o número de inscritos foi menor do que o de vagas ofertadas, foram divulgados nesta quarta-feira, 22, na Central de Seleção do IFMS.
O curso mais concorrido é o técnico em Administração ofertado pelo Campus Campo Grande no turno matutino, com 9,93 candidatos por vaga, seguido do técnico em Informática matutino e vespertino do mesmo campus, que tem 6,90 e 5,70 candidatos por vaga, respectivamente. Confira a lista completa de concorrências.
Prova – Será aplicada neste domingo, 26 de outubro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Em Campo Grande, a maior parte dos candidatos fará a prova nos Complexos Multiuso I e II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), de acordo com o mapa disponibilizado pela comissão organizadora da seleção. Já os candidatos com necessidades específicas que solicitaram atendimento diferenciado deverão se apresentar no campus do IFMS (Rua Taquari, 831 – Bairro Santo Antônio), onde a prova será aplicada no Bloco F.
As salas estarão abertas a partir das 7h30 e serão fechadas impreterivelmente às 8h30 (horários de Mato Grosso do Sul). A partir desse horário não será mais possível entrar no local de prova.
É obrigatório que o candidato apresente um documento oficial de identificação com foto, que pode ser o RG ou ainda os previstos no item 6.3.2 do edital de abertura do Exame de Seleção 2026. Documentos digitais serão aceitos, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
Sobre o dia da prova, a diretora de Educação Básica do IFMS, Glaucia Vasconcelos, tem orientações importantes.
“Caso o candidato não tenha um documento oficial com foto, a orientação é que ele chegue cedo ao local de prova e procure a coordenação do Exame de Seleção com a certidão de nascimento. Então será feita a coleta da digital e o candidato será autorizado a fazer a prova”, explica.
Outra orientação é para quem pagou taxa de inscrição, porém o nome não aparece na lista final de inscritos.
“Se o candidato pagou a taxa de inscrição até o dia 9 de outubro e o nome dele não está na lista, a orientação é que também chegue cedo ao local de prova a apresente à coordenação, além do documento oficial com foto, os comprovantes de pagamento dos R$ 20 e de inscrição no Exame de Seleção”, conclui.
Sobre a mesa poderão ser mantidos os seguintes materiais: caneta azul ou preta de tubo transparente, lápis e borracha. Serão permitidos pequenos lanches e garrafa de água transparente e sem rótulo.
O Exame de Seleção é uma prova escrita composta por 30 questões, nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.
A prova terá duração máxima de quatro horas. Após uma hora do início da aplicação do exame, os candidatos poderão sair em definitivo das salas, porém apenas com uma hora e meia será possível levar a prova para casa.
Exame de Seleção 2026 – Neste ano, foram ofertadas 1.840 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio gratuitos nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com início das aulas no primeiro semestre do ano que vem.