A Brigada Alto Pantanal, mantida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), está mobilizada para atuar no combate a um incêndio identificado neste domingo (28) na região da Serra do Amolar. A ocorrência foi confirmada por meio de visualização direta e pelo Sistema Pantera, às 11h45, e está localizada no topo de uma morraria entre a RPPN Acurizal e a Bolívia, em uma área de difícil acesso, a mais de cinco horas de barco de Corumbá, subindo o rio Paraguai.
Os brigadistas já estavam na região realizando ações de prevenção e agora concentram esforços no combate às chamas. Pelo menos seis profissionais estão engajados na operação, com previsão de deslocamento de reforços. A situação foi comunicada ao Prevfogo/Ibama e ao Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para apoio, caso necessário.
No momento da detecção, as condições climáticas eram desfavoráveis, temperatura de 36°C, umidade relativa do ar em 29%, ausência de chuva, vento a 9 km/h vindo do oeste e risco de incêndio calculado em 94%. Este é o primeiro registro de fogo na Serra do Amolar em 2025, uma região considerada prioritária para conservação ambiental e reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade.
O mês de setembro é historicamente o mais crítico para incêndios no Pantanal, e embora o período mais grave esteja se encerrando, a atenção permanece redobrada diante da vulnerabilidade da área.