Por volta das 17h30 desta quarta-feira (20), uma guarnição de prontidão do 3° Grupamento de Bombeiros Militar em Corumbá foi acionada para atender ocorrência de incêndio em uma residência localizada na rua Geraldino Martins de Barros (antiga Oriental), no bairro Centro América.
Segundo informações repassadas à equipe, uma intensa fumaça era vista saindo da casa. No local, os militares constataram que o fogo se concentrava na cozinha, tendo como foco inicial uma panela com óleo quente utilizada no preparo de alimentos. As chamas se alastraram rapidamente, atingindo o fogão e um armário, chegando a alcançar o forro da residência.
A moradora relatou que, ao perceber o fogo, tentou conter as chamas jogando um pano de prato sobre a panela, o que acabou intensificando o incêndio. Uma adolescente de 15 anos, sofreu queimaduras de primeiro grau no braço e na perna direita. Ela recebeu atendimento da equipe de resgate e foi encaminhada ao Pronto Socorro Municipal.
Após o controle das chamas, a guarnição de incêndio realizou a retirada dos materiais aquecidos para área externa e promoveu ventilação natural no imóvel, evitando maiores danos e riscos à estrutura da residência.
O 3º Grupamento de Bombeiros Militar, orienta a população sobre os cuidados em situações de incêndio na cozinha envolvendo óleo quente.
O que fazer:
Mantenha a calma e desligue imediatamente o fogão.
Tampe a panela com uma tampa de metal para abafar as chamas.
Se necessário, utilize um pano úmido (não encharcado) para sufocar o fogo.
Afaste materiais inflamáveis da área.
Acione o Corpo de Bombeiros pelo 193 em caso de emergência.
O que não fazer:
Nunca jogue água sobre o óleo em chamas – isso provoca uma reação explosiva, espalhando o fogo.
Não tente remover a panela do fogão durante o incêndio – há risco de queimaduras e propagação das chamas.
Prevenção:
Nunca deixe panelas sem vigilância no fogão.
Redobre a atenção ao manusear frituras.
Mantenha sempre tampas, panos úmidos e se possível extintores acessíveis na cozinha.