Seguem abertas até a próxima segunda-feira, 1º, as inscrições nos processos seletivos para ingresso nos cursos técnicos gratuitos e presenciais voltados a jovens e adultos oferecidos pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

São 360 vagas oferecidas por meio de dois editais, nas modalidades de cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA EPT) e cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. Ambos têm início das aulas previsto para o primeiro semestre de 2026.

Dentre os cursos técnicos ofertados estão: Administração; Agricultura; Marketing; e Manutenção e Suporte em Informática. As vagas estão distribuídas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

Os cursos EJA EPT são destinados a pessoas com idade mínima de 18 anos, que tenham concluído ou estejam concluindo o ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2026. Os estudantes selecionados irão cursar o ensino médio e a formação técnica ao mesmo tempo, com aulas presenciais no período noturno.

Já os cursos técnicos subsequentes são voltados para quem já concluiu o ensino médio. As aulas também são presenciais e oferecidas no período noturno. São ofertadas 120 vagas em três campi da instituição.

Os dois editais, documentos com todas as regras dos processos seletivos, estão publicados na Central de Seleção do IFMS.

Edital nº 80/2025 – Cursos técnicos integrados ao ensino médio | Educação de Jovens e Adultos (EJA EPT)

Edital nº 81/2025 – Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio

Ação Afirmativa (cotas) – Nos dois processos seletivos, metade das vagas ofertadas é reservada a candidatos que tenham estudado todas as séries do ensino fundamental (EJA EPT) ou médio (subsequente) em escola pública.

Há cotas para candidatos de baixa renda (com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo) e também para os autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Inscrições – São gratuitas e devem ser feitas na Página do Candidato da Central de Seleção.

Os editais preveem seleção por sorteios eletrônicos no dia 17 de dezembro. Quando o número de inscritos for menor do que o de vagas ofertadas no curso, não haverá seleção.

Todos os candidatos com inscrições homologadas serão chamados para a matrícula.

O resultado final das seleções está previsto para 14 de janeiro. A previsão é que as aulas comecem em fevereiro de 2026.

Por Assessoria de Comunicação