Concluintes do curso de medicina inscritos no Enade e demais interessados podem se inscrever no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) até o dia 18 de julho. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo Sistema Enamed.
A prova está marcada para 19 de outubro e contará com 100 questões objetivas, com número igual de perguntas para cada uma das áreas avaliadas: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina de família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental (esta última abordada de forma interdisciplinar).
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a avaliação seguirá os critérios definidos para o Enade, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e as legislações em vigor que regulamentam a profissão médica.
O exame também incluirá três questionários obrigatórios: um para os concluintes de medicina inscritos no Enade, outro para os demais participantes e um de percepção sobre a prova.
A participação no Enamed é obrigatória para estudantes habilitados e inscritos no Enade como concluintes de medicina. Interessados que não se enquadram nesse perfil podem participar de forma voluntária e utilizar os resultados no processo seletivo das especialidades médicas de acesso direto do Exame Nacional de Residência (Enare).
Segundo o MEC, o Enamed tem como objetivos:
- verificar se os formandos adquiriram as competências e habilidades exigidas pelas DCNs;
- fornecer dados que contribuam com o aprimoramento da formação médica no país;
- unificar a avaliação do Enade com a prova teórica do Enare, otimizando o acesso à residência médica;
- “garantir que futuros médicos estejam preparados para atuar de maneira qualificada no Sistema Único de Saúde (SUS)”.
A proposta da pasta também busca criar um modelo padronizado de avaliação, com foco em mais transparência e democratização no ingresso aos programas de residência médica de acesso direto.