O prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2025 termina nesta sexta-feira (18), às 23h59, pelo horário de Brasília.

Os interessados devem realizar a inscrição gratuitamente pela internet, no Portal Acesso Único do Ministério da Educação (MEC).

Ao todo, são ofertadas 74.500 vagas em 18.419 cursos e turnos de 1.215 instituições particulares de ensino superior em todo o país. Metade das vagas é destinada ao Fies Social, modalidade criada em 2024 para beneficiar estudantes de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 759).

Para concorrer, é necessário ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, ter média aritmética igual ou superior a 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação. A renda familiar mensal bruta per capita não pode ultrapassar três salários mínimos (R$ 4.554). Quem tiver dívidas em financiamentos anteriores ou estiver inadimplente não pode se inscrever.

A classificação será definida pela nota do Enem, respeitando uma ordem de prioridades. Têm preferência candidatos que não concluíram o ensino superior e nunca utilizaram o financiamento estudantil. Também serão observadas cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

O resultado da chamada única será divulgado em 29 de julho. Quem for pré-selecionado deverá complementar a inscrição entre 30 de julho e 1º de agosto. Candidatos não selecionados irão automaticamente para a lista de espera, cuja pré-seleção ocorrerá entre 5 de agosto e 19 de setembro.

Por TV CULTURA