Parlamentares, ambientalistas, jornalistas e sul-mato-grossenses prestigiaram, nesta terça-feira, o lançamento do livro Diário de Uma Repórter no Pantanal, de autoria da jornalista Cláudia Gaigher, no Salão Negro, do Senado Federal. “O que eu mais amo é mostrar a riqueza que a gente tem, não só a biodiversidade, mas também as pessoas que moram no Pantanal”, destacou a escritora.
Com carreira dedicada à cobertura jornalística do bioima, Cláudia Gaigher compilou no livro cerca de 30 histórias de bastidores das reportagens. A publicação, iniciativa da editora Documenta Pantanal, busca ampliar a conscientização sobre as belezas e desafios da região através de documentários, publicações e outros conteúdos. “A Cláudia teve a perspicácia de trazer isso para um livro pra ficar à disposição da história, pra ficar a disposição da gente e perpetuar cada vez mais na nossa consciência a importância que é a preservação do meio ambiente”, disse o senador Nelsinho Trad, preocupado também com o meio ambiente e defensor do Pantanal, que apoiou o lançamento do livro no Congresso.
O livro já foi lançado em Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e, agora, em Brasília. “É uma obra tão importante que destaca o nosso Pantanal”, disse o deputado federal Geraldo Resende.
Também prestigiaram o evento a bióloga Neiva Guedes do Instituto Arara Azul, o deputado federal Beto Pereira e o deputado Dagoberto Nogueira, além de vários procuradores.