O sistema de iluminação pública de Corumbá tem gerado constantes reclamações por parte da população. A preocupação é geral e, na Câmara, não poderia ser diferente: as cobranças são inúmeras mais o problema continua afetando a comunidade corumbaense que se sente insegura, mercê das ações de marginais que se aproveitam da escuridão para práticas de delitos diversos.
O tema foi focado pelo vereador Luciano Costa que cobra um posicionamento mais contundente da Prefeitura Municipal, de forma a resolver os problemas que afetam não somente quem reside na área urbana, mas também na zona rural, nos distritos.
Ontem, terça-feira, 22, o vereador reforçou a cobrança que vem fazendo já há algum tempo, para o sistema de iluminação pública funcionar a contento, atendendo a população que “afinal, paga todos os meses a taxa de iluminação pública, mas não é atendida com um serviço de qualidade”, enfatizou.
Com o aproximar dos festejos de final de ano, Luciano cobrou a realização de serviços necessários por parte da Prefeitura, para deixar a cidade, a zona rural, os distritos, enfim, onde existe o serviço, em perfeitas condições, iluminado, para bem atender a população, “proporcionando melhor qualidade de vida a todos, com segurança, e fazendo jus à taxa que todos pagam”.
Por isso mesmo o vereador cobra a realização de um minucioso levantamento por parte do Poder Executivo, no sentido de saber quais são as deficiências existentes, de forma a corrigi-las.
“Já cobramos o encaminhamento do contrato firmado com a empresa responsável pelos serviços referentes ao sistema, bem como a planilha de trabalhos realizados nos anos de 2021 e 2022. Voltamos a cobrar isso agora, não só sobre os dois primeiros anos da atual administração, mas de 2021, 2022, 2023 e até agora, 2024”, insistiu.
“Os problemas continuam. Vários bairros apresentam problemas de iluminação pública e o mesmo ocorre nos distritos, principalmente de Albuquerque. É preciso uma posição por parte do Poder Público para solucionar esta situação. Foi estabelecida uma Parceria Público-Privada (PPP) para garantir um moderno sistema de iluminação pública em toda Corumbá, com eficiência energética, importante para o bem-estar da população corumbaense, mas o que vemos não é bem assim. Os problemas continuam e a população, diante da escuridão, se sente cada vez mais insegura, à mercê de atos praticados por marginais”, concluiu.