O Flamengo encerrou a primeira rodada com a liderança do Grupo D da Copa do Mundo de Clubes. Na noite de segunda-feira, 16, o Rubro-Negro bateu o Espérance, da Tunísia, por 2 a 0 para assegurar a ponta da chave, mesmo com resultado igual ao da vitória do Chelsea sobre o Los Angeles FC.

Mas, afinal, se brasileiros e britânicos venceram pelo mesmo placar, por que o Flamengo ocupa a primeira colocação? A resposta é simples: fair play é critério de desempate na competição.

Enquanto o Flamengo recebeu apenas um cartão, um amarelo para Bruno Henrique, o Chelsea teve três jogadores amarelados: Reece James, Tosin Adarabioyo e Marc Cucurella.

Pelo regulamento da competição, as diferentes advertências tiram pontos das equipes: amarelo (- 1 ponto), vermelho resultante de dois amarelos (- 3 pontos), vermelho direito (4 pontos) e amarelo e cartão vermelho direito na mesma partida (- 5 pontos).

Com o critério, o time que tiver mais pontos negativos leva a desvantagem na hora do desempate.

O quesito fair play, porém, é acionado após confronto direto, saldo de gols e gols marcados. Se o empate permanecer após a análise dos cartões, a decisão fica por conta de um sorteio promovido pela Fifa.

Por Portal Terra