O Governo de Mato Grosso do Sul lançou oficialmente, nesta segunda-feira (14), a programação dos cinco maiores eventos culturais do Estado na maior feira de turismo da América Latina, WTM Latin America. Na ocasião, o presidente da Fundação Estadual de Turismo, Bruno Wendling, anunciou novos voos diretos entre Campinas (SP) e as cidades de Bonito e Corumbá.

No estande do estado na feira, foram apresentadas as programações do festival de Inverno de Bonito, América do Sul Pantanal, Bonito Cineclube, São João e Banho de São João. Para Wendling, a proposta de integrar os eventos foi pensada para impulsionar o turismo e promover a diversidade cultural sul-mato-grossense. “Esse ano vamos além: não estamos falando de um único evento, mas de um conjunto de festivais que valorizam a nossa cultura, a arte, a música e a gastronomia. Estamos lançando a nova identidade dos festivais do Mato Grosso do Sul, para apresentar tudo isso também ao mercado nacional e motivar turistas de fora a conhecerem o estado”.

O diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Eduardo Mendes afirmou que o FIB e o FAS estão entre os maiores investimentos culturais do estado fora da capital. “Do coração do Pantanal às águas cristalinas da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul é um convite à experiência sensorial. Nossos festivais não são apenas espetáculos de arte — são vivências que unem cultura, natureza e hospitalidade”.

Voos diretos

Com o objetivo de que os eventos da região passem a integrar o calendário turístico nacional, os novos voos facilitarão o acesso às cidades berços dos festivais sul-mato-grossensse. Para o presidente da Fundtur, “é um movimento de posicionamento estratégico”.

Economia

O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, destaca que o Governo do Estado reforça o compromisso com a valorização da cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social por meio das ações apresentadas na feira. “O nosso governador Eduardo Riedel é sensível à cultura e sabe o retorno que ela traz, não só em termos de identidade, mas também como motor do turismo e da economia para a nossa população”.

Temos estrutura, segurança, beleza natural e uma programação de altíssimo nível. Mato Grosso do Sul está pronto para receber o Brasil e o mundo. Corumbá e Bonito estão de portas abertas. Rodrigo Perez

A presença na WTM também foi estratégica para convidar operadores e agentes de turismo a criarem pacotes e divulgarem os festivais em seus mercados. O governo também lançou guias digitais e o Guia de Afroturismo de Mato Grosso do Sul.

Presenças

A ação de lançamento contou com a presença do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, do diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes e do diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling. Também participaram representantes das prefeituras de Corumbá e Bonito, cidades anfitriãs dos festivais.

Por Maria Eduarda Metran