Receita Federal, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e Polícia Militar do MS apreendem drogas e mercadorias de origem animal e vegetal na fronteira entre Brasil e Bolívia.
Em continuidade da OPERAÇÃO FRONTEIRA RFB, em ação conjunta no último final de semana, agentes da Receita Federal, do MAPA e da Polícia Militar do MS apreenderam aproximadamente 2,5 KG de substância análoga a pasta base de cocaína e aproximadamente 1 tonelada de mercadorias de origem animal e vegetal na fronteira entre Brasil e Bolívia.
A ação ocorreu no Posto de Fiscalização Esdras, em Corumbá, ao abordarem um táxi entrando no país. Dois passageiros chamaram a atenção da equipe de fiscalização e, ao revistarem uma bolsa de uma passageira de 29 anos, foram encontradas 110 cápsulas do entorpecente. Ela alegou que deveria ingerir as cápsulas, porém não conseguiu.
O outro passageiro, um homem de 24 anos, demonstrou excessivo nervosismo e indícios que havia ingerido cápsulas de drogas. Ambos de nacionalidade boliviana foram encaminhados para a Santa Casa de Corumbá. Foi constatado que o passageiro havia engolido 90 cápsulas e seguiu no hospital para que a substância fosse expelida com segurança. Eles receberiam R$ 2,5 mil e, após os devidos procedimentos médicos e administrativos, foram encaminhados para a Polícia Federal.
Além da droga, os agentes também apreenderam 1 tonelada de mercadorias com restrições sanitárias. Os produtos representam sérios riscos à segurança agropecuária, ao meio ambiente e à saúde pública nacional.
Todo o material apreendido foi encaminhado às autoridades competentes para os devidos procedimentos legais. A operação reforça o compromisso da Receita Federal do Brasil em combater o tráfico de drogas, o contrabando e a entrada de materiais irregulares no território brasileiro. (Foto: Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Corumbá)









