Durante a última semana, a Receita Federal realizou a Operação Terminus, uma ação integrada entre os servidores da Alfândega da Receita Federal em Corumbá e órgãos parceiros, incluindo a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.
A operação, que recebeu o nome do deus romano protetor das fronteiras, teve como objetivo combater ilícitos transfronteiriços e facilitar a troca de experiências produtiva entre as equipes. Para isso, foram realizadas diversas fiscalizações no Posto Esdras, em estradas vicinais, no Posto Fiscal Lampião Aceso e no Posto da PRF na Ponte de Morrinho.
Além disso, foram empregados cães de faro e escâneres para detectar mercadorias ilícitas. Em uma das ações de fiscalização, os servidores interceptaram três ônibus de turismo que passavam pelo Posto Fiscal Lampião Aceso e os conduziram ao Posto Esdras para realização de inspeção física.
Ao abrirem o compartimento de bagagem dos veículos, foram encontradas diversas sacas contendo produtos in natura sem autorização fitossanitária, além de 30 fetos de Lhamas. Nos ônibus também foram retidas mercadorias com indícios de contrafação.
No Posto Esdras, foram apreendidos mercadorias e veículos. Dentre as mercadorias estão materiais para construção civil com destinação comercial, como grande quantidade de tijolos, cimento e gesso. Por se tratar de reincidência, três veículos foram retidos.
Em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal, foi abordada uma carreta sem documentação fiscal. Após indicação do cão de faro e utilização de escâner, foi localizado um fundo falso na cabine da carreta contendo aproximadamente 50 kg de pasta base de cocaína. A carreta estava carregada com uma carga de uréia com destino a São Paulo.
Um brasileiro de 63 anos foi encaminhado para a Polícia Federal. A Receita Federal reafirma seu compromisso no combate aos crimes transfronteiriços por meio de operações integradas com os órgãos de segurança pública e de fiscalização, contribuindo para a proteção da economia nacional e o fortalecimento da segurança nas fronteiras brasileiras.
